Notícias



Tutorial

Saiba como facilitar a vida digital dos idosos

A chegada da idade não precisa afastar a tecnologia das pessoas

21/11/2017 - 16h01min

Atualizada em: 21/11/2017 - 16h03min


Salmo Duarte / Agencia RBS

A chegada da idade não significa o distanciamento da tecnologia. Pelo contrário: cada vez mais, a indústria de celulares e de aplicativos está pensando nos idosos e desenvolvendo equipamentos e soluções para ajudar vovôs e vovós a se darem bem com os telefones portáteis. 

  Leia outras reportagens da seção Tutorial   

As novidades estão tanto nos aparelhos mais simples, destinados apenas a fazer ligações, quanto nos smartphones, que possuem uma gama de possibilidades para entreter e facilitar o dia a dia das pessoas com 60 anos ou mais. 

Veja como ter o mundo na ponta dos dedos sem precisar enfrentar botões pequenininhos para clicar! 

Aplicativos

Para idosos que gostam de tecnologia e de celulares modernos, existem aplicativos que podem fazer a diferença na interface do aparelho, aumentando o tamanho dos ícones e dando destaque aos botões mais usados. 

iDosos: O aplicativo, além de facilitar a interação de idosos com o aparelho celular, ensina as funções básicas de um smartphone por meio de tutoriais. Um dos diferenciais do app são os emojis, que auxiliam sobre como as atividades devem ser realizadas. Além disso, todos os passos são configurados para que um áudio narrativo seja ativado. Para não deixar o usuário assustado com possíveis erros, os emojis o alertam a respeito toques acidentais. 

BIG Launcher Easy Phone DEMO: Tanto para idosos quanto para pessoas com dificuldades de visão, o BIG Launcher torna o celular mais acessível. Ele possibilita que personalize as colunas de botões, aumentando o tamanho do ícone e legenda. Também é possível configurar para que os registros de chamadas mais recentes sejam visíveis. Além disso, os números do teclado, para realizar ligações, são maiores. O aplicativo não permite que o usuário coloque proteção por senha. 

Celulares

Além dos aplicativos, outras opções são os modelos de celulares desenvolvidos especialmente para pessoas idosas. Eles têm menos recursos, uma vez que não são smartphones, mas permitem acesso a diversos serviços úteis. Os dois modelos citados são da empresa brasileira DL. 

  Leia outras reportagens da seção Tutorial   

Celular YC130: Este modelo possui teclas numéricas maiores do que os celulares tradicionais, além de oferecer manuseio simples e em português. Ele possui uma tecla especialmente de SOS, que envia mensagens automáticas para cinco números cadastrados para emergências. Um dos seus diferenciais é a longa duração da bateria. Ele pode ser encontrado no mercado com valores a partir de R$ 122,45.

Reprodução

Celular YC110: O YC110 permite, também, que o usuário cadastre cinco números para realizar chamadas de emergência. Ao tocar a tecla SOS, o aparelho emite um som, liga e envia mensagens automáticas para os cadastros. A diferença em comparação com o outro modelo citado está no formato, que oferece melhor uso do aparelho. O celular pode ser encontrado com valores a partir de R$ 94,41. 

Produção: Eduarda Endler 

  Leia outras reportagens da seção Tutorial   


MAIS SOBRE

Últimas Notícias