Não fique sem a TV
TV digital: veja passo a passo para instalar a antena e o conversor
Quem não fizer a adaptação ficará sem acesso aos seus canais favoritos de todas emissoras de canais abertos, pois o sinal analógico deixará de ser transmitido.
É bom os gaúchos não se perderem no calendário: o início do desligamento do sinal analógico no Rio Grande do Sul começará no dia 31 de janeiro de 2018. Quem não fizer a adaptação ficará sem acesso aos seus programas favoritos de todos os canais, pois o sinal analógico deixará de ser transmitido.
É importante o telespectador conferir se na sua televisão está aparecendo um "azinho". Isso quer dizer que o sinal recebido ainda é analógico e então é preciso fazer mudanças. Quem tem televisão de tubo ou de algum modelo anterior a 2012 precisará, obrigatoriamente, de um conversor digital e uma antena de UHF, pois esses aparelhos só recebem o sinal analógico. Quem tem TV por assinatura não precisa fazer mudança.
É recomendável chamar um especialista para fazer a instalação e o direcionamento da antena para pegar o melhor sinal. Mas também é possível fazer a instalação por si mesmo em alguns casos. O recomendável é dispor dos equipamentos de segurança e trabalhar em duplas, com um instalando a antena e buscando a posição e outro sincronizando os canais na TV. Parece complicado, mas não é. O engenheiro da RBS TV Aquiles Dias explica, passo a passo, como fazer a instalação dos equipamentos.
1º passo: instalação da antena
Você precisará de uma antena UHF, como aquelas conhecidas como "espinha de peixe", que irá receber o sinal digital. Ela deve ficar no ponto externo mais alto da casa ou do prédio (não no forro nem ao lado do aparelho) e sempre ser instalada na horizontal e com as "espinhas" apontando para as laterais (e não de cima e para baixo). Para instalar, é preciso afixar os parafusos em uma estrutura sólida (mastro) e então apontar a outra extremidade para a estação transmissora digital (em Porto Alegre, é o Morro da Polícia).
2º passo: colocação do cabo
Após instalar a antena, encaixe o cabo “coaxial” de transmissão na antena, rosqueando até o fim. Ele levará o sinal da antena até o conversor digital ou até a TV (caso já tenha o conversor instalado). Esse cabo pode ser montado em casa, com ferramentas adequadas, ou comprado em ferragens. Tenha cuidado para não danificar o cabo e apertar bem a ponta metálica com a estrutura flexível, para evitar mau contato.
3º passo: conexão do cabo ao conversor ou à TV
Nesta etapa, leva-se o cabo da antena até o ponto onde está a TV. Quem tem uma TV das mais novas (fabricada a partir de 2012), com o conversor já integrado, poderá conectar o cabo diretamente no aparelho (nesse caso, você pode pular direto para o 5º passo). Quem tem uma TV mais antiga, terá de conectar o cabo em um conversor digital antes de acoplá-lo na televisão.
4º passo: conectar o conversor na TV
Será o momento de efetivamente levar o sinal Digital até seu aparelho de TV, identificando os novos canais. Ligue o conversor digital à sua TV, conectando os três cabos coloridos (RCA) de áudio e vídeo conforme as cores. A entrada costuma ficar na parte de trás ou na lateral da TV.
5º passo: sintonizar os canais
Essa etapa vale tanto para quem tem TV nova (com conversor integrado ou embutido) quanto antiga (que conectou o conversou separadamente). Será o momento de ativar a recepção do sinal digital e identificar os novos canais. Para quem tem o conversor integrado à TV, basta usar o controle remoto da TV e buscar automaticamente os canais. Quem instalou o conversor separadamente, usará o controle remoto do conversor para fazer as buscas dos canais. Se os canais não foram encontrados na primeira tentativa, será preciso reposicionar a antena do telhado para encontrar a melhor posição e então tentar sincronizar novamente.
Pronto! Agora é só assistir seus programas favoritos com muito mais qualidade de som e imagem.
Quer saber mais? Veja as dicas do engenheiro Aquiles Dias, da RBS TV, no vídeo abaixo.
Dúvidas sobre a TV Digital
- 4020-7191 para Porto Alegre e Região Metropolitana
- 0800-051-6336 para demais localidades
- Mais informações neste site da RBS TV
Confira as datas de desligamento do sinal analógico em outras regiões do RS
- 31/1/2018: RBS TV Porto Alegre (Capital, Região Metropolitana e parte do Litoral Norte), RBS TV Santa Cruz (Vale do Taquari), RBS TV Caxias do Sul (Serra)
- 28/11/2018: RBS TV Pelotas e RBS TV Rio Grande
- 5/12/2018: RBS TV Santa Maria
- Até 31/12/2023: demais regiões