Notícias



Seu problema é nosso

Buraco aberto há cinco meses em Viamão causa transtorno para motoristas e pedestres

Desde julho, os moradores veem um esgoto entupido causando o desmoronamento da calçada próximo ao número 28 da via. Dois carros já caíram na cratera

21/12/2017 - 09h40min


Arquivo Pessoal / Leitor/DG
Dois carros já caíram na cratera

Os moradores da Rua Guadalajara, no bairro Viamópolis, em Viamão, já não sabem mais a quem recorrer. Desde julho, eles veem um esgoto entupido causando o desmoronamento da calçada próximo ao número 28 da via. 

Leia mais
Descaso da prefeitura deixa banheiro público sem manutenção há cinco meses em Sapucaia do Sul
Idosa luta para receber bolsas coletoras do Estado
Devido ao transporte precário do Estado, moradora de Porto Alegre faz vaquinha para custear idas à fisioterapia

A prefeitura foi informada sobre a situação, com protocolo registrado, mas ninguém apareceu. O problema também foi relatado na seção Pede- se Providência na edição de 3 de novembro — mais um ato dos moradores que não surtiu efeito. 

Funcionário de uma construtora de casas de madeira que fica em frente ao buraco, Nelson Heráclito Campos da Costa, 65 anos, diz que, além de prejudicar a passagem de pedestres, o entupimento da rede de esgoto causa transtornos a cada chuva mais forte. 

— Transborda quando chove e alaga tudo por aqui. A gente é muito prejudicado — relata. 

Do outro lado da rua, com o coletivo parado enquanto aguardava o horário da próxima volta, o motorista de ônibus Adriano Vieira, 46 anos, conta não lembrar de ter visto descaso tão grande em todos os sete anos em que guia a linha circular pelo bairro: 

— Os moradores ligaram para a prefeitura quando estava começando a se abrir (o buraco), mas, quase sete meses depois, nunca vi ninguém da prefeitura aqui.

O perigo causado pela cratera é de conhecimento da vizinhança, conforme diz Adriano, que já ajudou no resgate de dois veículos que caíram ali. E Nelson recorda, ainda, que um ciclista não se feriu no local por pouco, pois teve agilidade de saltar da bicicleta para não desabar no buraco. 

— Isso aqui é uma vergonha. Cada dia que passa, esse buraco só cresce e não aparece ninguém para dar satisfação — reclama o funcionário da construtora. 

Arquivo Pessoal / Leitor/DG

"Conserto está na programação" 

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Viamão, os reparos na Rua Guadalajara estão no cronograma de serviços da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp). A previsão é de que a obra seja realizada em 30 dias. Conforme a Smosp, a expectativa é de que seja feita a reconstrução da canalização da rede pluvial. 

A obra já deveria ter sido realizada no início do mês, mas a administração explicou que houve alteração na data de execução "devido às fortes chuvas ocorridas no dia 7 dezembro", que "afetaram a rede pluvial de diversas regiões da cidade". 

*Produção: Alberi Neto 

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias