Notícias



Carnaval 2018

Carnaval de Porto Alegre será fora de época em 2018

Datas das apresentações das escolas de samba no Sambódromo do Porto Seco deverão ser divulgadas na próxima semana

27/12/2017 - 15h29min


Aline Custódio
Aline Custódio
Enviar E-mail
Camila Domingues / Especial
Imperadores foi a campeã no primeiro Carnaval temporão da Capital

Pelo segundo ano consecutivo, o Calendário Oficial do Carnaval de Porto Alegre será temporão. O anúncio da Liga Independente das Escolas de Samba de Porto Alegre (Liespa) ocorrerá em coletiva de imprensa, na próxima semana. Segundo o presidente da Liga, Juarez Gutierrez de Souza, a decisão de alterar mais uma vez as datas dos desfiles segue a agenda das três empresas terceirizadas que serão parceiras na organização do evento. 

— Nossa intenção é fazer no último final de semana de fevereiro, mas pode ser que seja prorrogado para uma data mais adiante. Definiremos o calendário ainda em 2017 e o divulgaremos na primeira semana de janeiro. O certo é que ele vai ser depois da data oficial no Brasil, o que facilita para todos — afirma Juarez.

A exemplo do que já ocorre em cidades como Uruguaiana e Guaíba, onde a festa do Momo é realizada depois da data do Carnaval propriamente, a iniciativa da Liga pretende atrair maior público ao Sambódromo. Neste ano, devido à crise financeira, os desfiles ocorreram em caráter experimental no final de março. Apesar do cancelamento na última hora das apresentações da Série Prata, por descumprimento das exigências do Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI), o desfile da Série Ouro — no qual a Imperadores do Samba sagrou-se a campeã — foi aprovado pelos organizadores. 

— Apesar de a prefeitura não ter interesse em fazer parte do evento, como ocorreu neste ano, o desfile vai ocorrer em 2018. Não vamos deixar o samba morrer em Porto Alegre — garante o presidente da Liga. 

Juarez destaca que a Liga e a União das Entidades Carnavalescas dos Grupos Intermediário e Acesso de Porto Alegre (UECGAPA) tiveram dois projetos do evento, que juntos totalizam R$ 2,5 milhões, aprovados na Lei Rouanet para 2018. Porém, as duas entidades ainda dependem da captação dos recursos junto às empresas. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias