Como carregar o celular em lugares públicos com segurança - Notícias

Versão mobile

Tutorial11/12/2017 | 13h53Atualizada em 11/12/2017 | 13h58

Como carregar o celular em lugares públicos com segurança

Parece inofensivo chegar numa rodoviária ou aeroporto e plugar o celular na tomada, mas não é: saiba por quê

Como carregar o celular em lugares públicos com segurança Ed Gregory / Free Stock Photo/Free Stock Photo
No computador: "aperto de mão" Foto: Ed Gregory / Free Stock Photo / Free Stock Photo

Comum para a maioria das pessoas, o ato de carregar o celular fora de casa pode ser perigoso. A cópia de dados telefônicos sem consentimento é bastante comum, e hackers (indivíduos que invadem sistemas computacionais, em geral, para cometer algum crime) utilizam a conexão do aparelho com fontes elétricas para extrair informações e armazenar dados dos usuários. 

Além disso, carregar o celular em um computador que você não conhece também está longe de ser a melhor opção. 

Segundo a empresa de segurança cibernética russa Kaspersky Lab, os equipamentos deixam expostos um grande número de dados quando estão conectados às máquinas, um processo que, no jargão técnico, os especialistas chamam de “ aperto de mão”. 

Durante o “ aperto de mão”, o telefone passa informações para o computador. Ele “ conta”, por exemplo, como se chama, qual é seu fabricante, número de série, sistema operacional e até sua lista de arquivos. 

Entre as consequências mais comuns está a possível invasão do dispositivo por um programa maléfico – malware, em inglês – que pode, por exemplo, bloquear seu acesso a arquivos. 

  Leia outras reportagens da seção Tutorial   

Encriptação e autenticação

Foto: Reprodução / Reprodução

É importante utilizar as funções de encriptação e autenticação do seu celular para proteger seus dados e arquivos. Elas podem ser encontradas entre os ajustes de segurança do aparelho e dificultam o acesso de terceiros aos conteúdos e dados salvos. 

Além disso, o uso de um bom antivírus ajuda na hora de proteger o dispositivo. 

Pontos de confiança

Não recarregue seu celular em computadores e pontos de recarga que não sejam de sua confiança.  As máquinas podem estar programadas para captar os dados, e essa transação não é visível para o usuário – ou seja, não tem como você saber se está ou não acontecendo. 

Atenção nos aplicativos

Seja cauteloso com os aplicativos que você instala. É importante olhar os comentários e avaliações de outros usuários antes de baixar. 

Cuidados

Foto: Vanessa da Rocha / Arquivo Pessoal

Se você decidir correr o risco e recarregar seu celular em um local menos confiável, não desbloqueie o aparelho durante a recarga. Isso dificulta o acesso por malwares. 

Outra opção é fazer a recarga com o aparelho desligado. A proteção com uma boa senha é essencial para o cuidado diário contra possíveis ameaças. 

Investimento

Foto: Microsoft / Divulgação

Pense em investir em equipamentos que facilitam a proteção na hora de carregar o celular. Existem à venda cabos USB especiais, que permitem recarregar o telefone e, ao mesmo tempo, evitam a transferência de dados.  E, se você costuma ficar sem bateria regularmente, os carregadores portáteis ( foto) são uma ótima opção. 

Produção: Leticia Gomes

  Leia outras reportagens da seção Tutorial   


 

Vídeos recomendados para você

 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros