Notícias



Seu problema é nosso

Impasse entre clínicas e prefeitura restringe atendimentos de fisioterapia pelo SUS em Gravataí

Duas das três clínicas de fisioterapia que atendem via SUS no município perderam convênio com a prefeitura por conta de tramites burocráticos. Pacientes estão apreensivos

29/12/2017 - 09h36min

Atualizada em: 29/12/2017 - 09h37min


Mateus Bruxel / Agência RBS
Sem alvará da Vigilância Sanitária, locais não poderão atender pelo sistema público

— A prefeitura não entende que dor não tira férias. 

É assim que a cuidadora desempregada Lucir Ramos, 55 anos, define a angústia dos moradores de Gravataí atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em clínicas de fisioterapia da cidade.

Leia mais
Moradores de Sapucaia do Sul aguardam obras para evitar enchentes há quase três anos
Moradores compram canos para rede pluvial, mas prefeitura de Alvorada não começa as obras
Falta de especialista e espera por leito causam sofrimento para idosa em Alvorada

A população está temerosa quanto à continuidade de seus tratamentos em duas das três clínicas que prestam o serviço no município: a Clínica de Reabilitação Gravataí e a clínica Vida em Movimento.

É que elas vão fechar as portas para o atendimento via SUS a partir desta sexta-feira (29), por falta de alvará sanitário. Restará uma alternativa na cidade para tentar absorver a demanda deixada pelos dois estabelecimentos. O que, possivelmente, acarretará em maior tempo de espera para os atendimentos. 

Paciente da Clínica de Reabilitação desde o início do ano, Lucir, moradora do bairro Vila Branca, organizou um abaixo-assinado contra a medida. Ela sofre com as dores de um rompimento de tendão no ombro esquerdo, uma síndrome do túnel — que causa dor e formigamento — na mão direita e fortes dores na lombar. Sem fisioterapia, precisa de injeções de corticoides a cada 20 dias. 

— Se eu ficar sem vir na clínica, a dor é tanta que eu não consigo nem caminhar — conta. 

Juntas, a Reabilitação Gravataí e a Vida em Movimento recebem, diariamente, mais de 400 pessoas pelo sistema público. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), são realizados 15 mil atendimentos de fisioterapia por mês na cidade — deste total, 46,6% são realizados nas duas clínicas, o que representa cerca de 7 mil sessões mensais de fisioterapia via Sus. 

Arquivo Pessoal / Leitor/DG

Papelada 

O contrato entre os estabelecimentos e o município se encerra nesta sexta-feira (29). Isso não seria um problema, já que as duas clínicas entraram na nova licitação, que passa a valer no dia 2 de janeiro, e estariam prontas para dar continuidade aos trabalhos. 

Mas os dois locais passaram por ampliações em seus espaços físicos nos últimos anos, e essas reformas precisavam de aprovação da Vigilância Sanitária, que fornece os alvarás para funcionamento. O que não aconteceu. 

— É uma burocracia. Nós mandamos os papéis, e eles pedem outro, sempre está faltando alguma coisa. Muitas pessoas necessitadas irão ficar sem seus tratamentos — conta o proprietário da Reabilitação Gravataí, Clóvis Camargo. 

Expectativa é por recusrso

Dona da Vida em Movimento, que mudou sua sede para um prédio mais amplo, a fisioterapeuta Gabriela Flores da Silva Melo afirma que encaminhou o projeto arquitetônico das novas instalações em agosto, mas que a prefeitura só respondeu no fim de outubro, quando não havia mais como encaminhar os papéis com as alterações pedidas. 

O novo projeto foi encaminhado para prefeitura no início deste mês, mas como a arquiteta responsável pelos documentos na Vigilância está de férias, Gabriela acredita que a resposta não virá a tempo: 

— Entramos com um recurso administrativo na prefeitura para tentar continuar com o serviço via SUS, mas a resposta só vem na sexta- feira ( hoje), justo o dia em que o contrato atual se encerra. Ainda não sabemos se vamos conseguir continuar recebendo pacientes. 

Mateus Bruxel / Agência RBS

"Não tenho como descumprir a lei"

O secretário municipal da saúde e procurador-geral de Gravataí, Jean Tormann, confirmou a suspensão dos atendimentos via SUS na Vida em Movimento e na Clínica de Reabilitação Gravataí a partir de hoje. 

Segundo ele, as duas clínicas não apresentaram os documentos necessários para receber seus alvarás sanitários. 

— A lei das licitações exige este documento. Eu não tenho como descumprir a lei, elas não podem atender sem o alvará — diz o secretário. 

Ainda conforme Jean, o fato de a arquiteta responsável pela avaliação dos documentos estar em férias não atrasa o processo. Afinal, antes mesmo de a servidora entrar em recesso, os estabelecimentos não teriam apresentado os projetos arquitetônicos atualizados. 

Plano emergencial A única clínica que ainda seguirá atendendo pelo SUS no município é a Fisiolife. Conforme Jean, a capacidade no local é de 8 mil atendimentos por mês. 

Para suprir o resto da demanda, o secretário garante que, já na primeira semana de janeiro, será lançado edital para contratação emergencial  válido por 180 dias – de clínicas dispostas a prestarem o serviço. 

Também em janeiro, será aberta uma nova concorrência para o serviço de fisioterapia, na mesma modalidade do contrato atual, que é renovado a cada cinco anos. 

— Caso as duas clínicas apresentem os documentos que faltam e consigam o alvará, poderão participar desta nova licitação e voltar a prestar os serviços. Não só elas, mas qualquer estabelecimento interessado em ser conveniado — garante o secretário de saúde. 

Para os pacientes atendidos na Vida em Movimento e na Clínica de Reabilitação Gravataí, ele explica que os médicos da rede básica — responsáveis pelos encaminhamentos de fisioterapia — irão fornecer aos pacientes seus novos locais de atendimento. 

*Produção: Alberi Neto

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias