Notícias



Sinal digital

Presidente da Anatel entrega kit gratuito de número 315 mil no Rio Grande do Sul

Juarez Quadros esteve em Porto Alegre nesta terça-feira

12/12/2017 - 16h53min

Atualizada em: 12/12/2017 - 16h54min


Erik Farina
Erik Farina
Enviar E-mail

Os preparativos para a chegada do sinal digital seguem acelerados no Rio Grande do Sul. Com o fim da transmissão do sinal analógico para 107 municípios gaúchos, inclusive Porto Alegre e Região Metropolitana, marcado para 31 de janeiro de 2018, quem não tiver feito a mudança poderá ficar sem acesso à programação da TV. Isso porque a programação dos canais abertos será transmitida apenas pelo sinal digital, inicialmente, para 107 municípios do Estado. Em todo o Rio Grande do Sul, o processo será concluído até dezembro de 2023. 

Nesta terça-feira (12), o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, esteve em Porto Alegre para entregar o kit gratuito de número 315 mil, composto por conversor com controle remoto e antena. Foi contemplada a dona de casa Marcia Rodrigues Witt, 47 anos, moradora do bairro Restinga.

- Muito feliz em receber o kit gratuito, a gente economiza um dinheirinho e vai ficar com a imagem que é uma maravilha - comemorou ela, que tem em casa uma TV de tubo dos modelos antigos, que "precisa de dois ou três pra carregar".

Félix Zucco / Agencia RBS
Juarez Quadros entregou kit para Marcia Rodrigues Witt

Têm direito a receber kits gratuitos famílias cadastradas nos programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família. Para saber se tem direito ao kit, a pessoa deve ligar gratuitamente para o número 147 ou acessar o site da Seja Digital com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. O kit permitirá que mais de 480 mil famílias continuem assistindo TV em seus aparelhos antigos após o desligamento do sinal analógico no Estado.

Até o momento, segundo medição oficial da Seja Digital, cerca de 75% da população das cidades gaúchas onde haverá desligamento do sinal analógico já estão preparadas para receber o sinal digital. Para que o sinal analógico seja interrompido, o número tem que chegar a 90%. mais de 75% da população das cidades gaúchas onde haverá desligamento do sinal analógico já estão preparadas para receber o sinal digital. Para que o sinal analógico seja interrompido, o número tem que chegar a 90%. 

- O Rio Grande do Sul está no ritmo semelhante ao de outros Estados onde já houve a mudança. Ocorre que muita gente tem o kit mas ainda não fez a instalação, e é preciso que façam essa conexão para alcançarmos 90% - explica Quadros, que sugere à população que não deixe a instalação para a última hora, sob risco de enfrentar corre-corre nas lojas e não fazer a conversão a tempo.

Para saber se precisa adaptar a antena e a TV ao novo sinal, é importante o telespectador conferir se na sua televisão está aparecendo um "azinho". Isso quer dizer que o sinal recebido ainda é analógico, e então é preciso fazer mudanças. Caso a televisão seja de tubo ou comprada antes de 2012, é necessário um conversor digital e uma antena de UHF. Para quem tem uma televisão fininha, comprada depois de 2012, é necessário somente uma antena digital para receber o sinal digital. Quem tem TV por assinatura não precisa fazer a mudança, pois as operadoras já retransmitem o sinal digital. 

Saiba mais sobre os kits gratuitos

- O kit gratuito com antena e conversor é destinado aos beneficiários de programas sociais do governo federal.

- O kit é composto de um conversor e uma antena UHF.

- É preciso estar cadastrado em um destes programas: Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Bolsa Verde (Programa de Apoio à Conservação Ambiental), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Fomento (Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais), Carteira do Idoso, Aposentadoria para pessoa de baixa renda, Brasil Carinhoso, Cisternas, Telefone Popular, Carta Social, ProJovem Adolescente, Tarifa Social de Energia Elétrica, Bolsa Estiagem, Programa Nacional de Reforma Agrária, Programa Nacional de Crédito Fundiário e Crédito Instalação (auxílios a beneficiários da reforma agrária).

Dúvidas sobre a TV Digital:

- 4020-7191 para Porto Alegre e Região Metropolitana

- 0800-051-6336 para demais localidades

- Mais informações neste site da RBS TV

Datas de desligamento do sinal analógico em cada região do RS:

- 31/1/2018: RBS TV Porto Alegre (Capital, Região Metropolitana e parte do Litoral Norte), RBS TV Santa Cruz (Vale do Taquari), RBS TV Caxias do Sul (Serra)

- 28/11/2018: RBS TV Pelotas e RBS TV Rio Grande

- 5/12/2018: RBS TV Santa Maria

- Até 31/12/2023: demais regiões



MAIS SOBRE

Últimas Notícias