Notícias



Sinal digital

TV Digital: televisores comprados antes de 2012 precisam ser adaptados

Sinal analógico será desligado em Porto Alegre e mais 106 cidades em 31 de janeiro

26/12/2017 - 22h34min


Erik Farina
Erik Farina
Enviar E-mail

Faltando pouco mais de um mês para o desligamento do sinal analógico em Porto Alegre e mais 106 municípios gaúchos, marcado para 31 de janeiro (em todo o Rio Grande do Sul, o processo será concluído até dezembro de 2023), muita gente ainda tem dúvida sobre como identificar se sua TV está preparada para a mudança. Conforme a gerente regional da Seja Digital, Márcia Cavalcante, há duas formas de descobrir. 

Uma delas é verificar se o canal aparece com um "ponto". Por exemplo, para assistir a RBSTV, o mostrador do canal na tela deve mostrar "12.1", em vez de apenas 12. Isso significa que a TV já está apta para a mudança e já está recebendo o sinal digital, que tem mais qualidade de imagem e som.

Leia mais
TV Digital: confira o passo a passo para instalar a antena e o conversor
TV Digital: veja como fazer o pedido do kit gratuito

Para saber se precisa instalar conversor e antena para receber o sinal digital, o telespectador deve conferir se na sua televisão está aparecendo um "azinho" na tela. Isso quer dizer que o sinal recebido ainda é analógico, e então é preciso fazer mudanças. 

— A confusão ocorre com quem tem tela fina, pois as pessoas acham que todas TVs de tela fina recebem o sinal digital, e não é bem assim — alerta Márcia. 

Em geral, as TVs de tela plana compradas depois de 2012 já estão adaptadas para a mudança, com conversor interno. Essas TVs têm o selinho de HDTV na lateral ou na parte de trás do aparelho, além de constar a informação no manual de instruções. Neste caso, é preciso colocar apenas a antena externa. 

As TVs de tela plana compradas antes de 2012 precisam ser adaptadas. Assim como as TVs de tubo, que necessitam, todas, serem adaptadas. A exceção é para quem tem TV por assinatura, pois as operadoras já entregam o canal digital. 

Quem precisa adaptar a TV pode contar com antena e conversor com controle gratuitos. Têm direito a receber kits, famílias cadastradas nos programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família. Para saber se tem direito ao kit, a pessoa deve ligar gratuitamente para o número 147 ou acessar o site da Seja Digital com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. O kit permitirá que mais de 480 mil famílias continuem assistindo TV em seus aparelhos antigos após o desligamento do sinal analógico no Estado.  

Saiba mais sobre os kits gratuitos

- O kit gratuito com antena e conversor é destinado aos beneficiários de programas sociais do governo federal.

- O kit é composto de um conversor e uma antena UHF.

- É preciso estar cadastrado em um destes programas: Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Bolsa Verde (Programa de Apoio à Conservação Ambiental), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Fomento (Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais), Carteira do Idoso, Aposentadoria para pessoa de baixa renda, Brasil Carinhoso, Cisternas, Telefone Popular, Carta Social, ProJovem Adolescente, Tarifa Social de Energia Elétrica, Bolsa Estiagem, Programa Nacional de Reforma Agrária, Programa Nacional de Crédito Fundiário e Crédito Instalação (auxílios a beneficiários da reforma agrária).

Dúvidas sobre a TV Digital:

- 4020-7191 para Porto Alegre e Região Metropolitana

- 0800-051-6336 para demais localidades

- Mais informações neste site da RBS TV

Datas de desligamento do sinal analógico em cada região do RS:

- 31/1/2018: RBS TV Porto Alegre (Capital, Região Metropolitana e parte do Litoral Norte), RBS TV Santa Cruz (Vale do Taquari), RBS TV Caxias do Sul (Serra)

- 28/11/2018: RBS TV Pelotas e RBS TV Rio Grande

- 5/12/2018: RBS TV Santa Maria

- Até 31/12/2023: demais regiões



MAIS SOBRE

Últimas Notícias