Notícias



Seu problema é nosso

Carro é engolido por buraco em estrada na zona sul da Capital

Segundo moradores da região, a falta de manutenção e patrolamento por parte da prefeitura é a principal causa da buraqueira

17/01/2018 - 09h37min


Arquivo Pessoal / Leitor/DG

As péssimas condições de boa parte da Estrada dos Alpes, no bairro Cascata, em Porto Alegre, dificultam o deslocamento dos moradores da região. 

Leia mais
Buraqueira em avenida do bairro Bom Jesus incomoda moradores em Porto Alegre
Internado desde 2016, jovem de Alvorada sonha com respirador que pode levá-lo de volta para casa
Corrente de solidariedade após reportagem do DG ajuda leitora a conseguir transporte para fisioterapia 

Isso porque o serviço de patrolamento — uma medida paliativa —, que antes era regular, foi interrompido há cerca de cinco meses, segundo o empreiteiro Virlei Júlio Rodrigues Barreto, 60 anos. 

Ele mora no local há seis anos e conta que o problema não é atual: 

— Sempre tivemos dificuldade de transitar aqui. Os patrolamentos, quando aconteciam, eram malfeitos e duravam pouco tempo. Agora, mesmo depois de ligar e pedir diversas vezes, nada acontece. 

Para o empreiteiro, a situação piorou no mês passado. Em 26 de dezembro, seu carro caiu em um dos buracos provocados pelo escoamento da água da chuva. A falta de bueiros e bocas de lobo cria esses canais. Agora, só há espaço para um carro passar por vez, mesmo o local tendo mão dupla. 

— É uma situação calamitosa. Pagamos IPTU e não recebemos nada em troca. No dia em que meu carro caiu, percebi que é só promessa — desabafa. 

Intransitável 

Além da falta de patrolamento e de asfalto, o acúmulo de lixo torna o tráfego mais difícil na Estrada dos Alpes. 

— Depois de um tempo, minhas ligações ao 156 eram só para reclamar do lixo, para ver se pelo menos isso resolviam, já que a patrola não vinha de jeito nenhum — conta o morador. 

Vizinhos da região tentaram amenizar o problema neste final de semana por conta própria. Como conta Virlei, uma empresa foi contratada para retirar o excesso de terra que bloqueava parte da via. 

— Só passava um carro bem pequeno por vez, não tinha como se deslocar. Resolvemos chamar alguém para melhorar um pouco, tirar essa terra, pelo menos enquanto a prefeitura não vem arrumar — explica o empreiteiro.

Arquivo Pessoal / Leitor/DG

Em maio, obras serão realizadas na região

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana afirmou que a Estrada dos Alpes está contemplada no segundo lote do Plano de Requalificação de Vias de Porto Alegre. 

A previsão é de que a obra no local — em que será feita a drenagem, pavimentação e o passeio público — tenha início em maio de 2018. O órgão explicou que esse plano abrange um conjunto de sete lotes de obras de infraestrutura e pavimentação eleitas como prioritárias pelo Orçamento Participativo (OP). 

Os recursos necessários são parte de um financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina — Corporação Andina de Fomento (CAF), com o investimento total de mais de R$ 54 milhões. Ao todo, são 39 vias, e 26 ruas da Capital já estão sendo revitalizadas. Em nota, a secretaria afirmou que quatro já foram entregues. 

Porém, sobre o descarte irregular de lixo na região, a reportagem não recebeu uma resposta.

*Produção: Leticia Gomes

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!



MAIS SOBRE

Últimas Notícias