Notícias



Piscinas comunitárias

Cecopam pode reabrir ainda em janeiro

Prefeito em exercício, o vice Gustavo Paim visitou o Centro Comunitário Parque Madepinho, na tarde de quarta-feira, para avaliar a possibilidade de abertura da piscina pública

10/01/2018 - 18h10min

Atualizada em: 10/01/2018 - 18h12min


Aline Custódio
Aline Custódio
Enviar E-mail
Anderson Fetter / Agência RBS

O vice-prefeito de Porto Alegre, Gustavo Paim (PP), que está como prefeito em exercício nesta semana, visitou a piscina comunitária do Centro de Comunidade Parque Madepinho (Cecopam), no bairro Cavalhada, na tarde desta quarta-feira (10). Por decisão da prefeitura, pela primeira vez em 45 anos a área ficou de fora do Projeto Verão 2018 — apenas quatro das sete estruturas públicas da Capital devem ser abertas neste ano.

  Leia outras notícias do Diário Gaúcho   

O prefeito em exercício chegou ao Cecopam por volta das 16h, quando uma forte chuva caía na região. Ele percorreu ao lado da secretária de Desenvolvimento Social e Esportes, Denise Russo, os corredores do Centro, antes de visitar a piscina seca. Em meio a assessores e representantes de outras secretarias, Gustavo ouviu o apelo dos líderes comunitários da região. Do bairro Teresópolis, o presidente da Associação Comunitária, Paulo Pandolfo, se comprometeu a agilizar a pintura do muro junto com outros moradores e comerciantes da região. Do Bairro Vila Nova, A conselheira do OP da região Centro-Sul, Rosa LaBandeira, confirmou que a comunidade tem carência de lazer. A região ao redor do Cecopam tem cerca de 120 mil habitantes. 

— Os moradores esperaram por esta piscina o ano inteiro. É uma das única opções de lazer para quem fica em Porto Alegre no verão —  comentou Rosa. 

Dificuldades

Anderson Fetter / Agência RBS

A decisão de conferir de perto a situação estrutural ocorreu depois de uma reunião com lideranças comunitárias dos bairros Cavalhada, Nonoai e Teresópolis, na terça-feira. O encontro com os moradores ocorreu após encaminhamento da secretária municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, em 5 de janeiro de 2018, e publicação de uma reportagem do Diário Gaúcho, em 8 de janeiro de 2018, que mostrou a revolta da comunidade com a decisão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, motivada por falta de verba orçamentária. 

Segundo a secretária, das sete piscinas, cinco estariam em condições de uso neste ano. Porém, devido à redução na verba para manutenção — R$ 300 mil para os dois meses, utilizados para o pagamento de segurança noturna, medição do cloro e avaliação diária da água — , a Secretaria optou por abrir no Projeto Verão 2018 apenas o Cecoflor, o Ceprima e o Cevi, na Zona Norte, e o Cecores, no Extremo Sul. A principal justificativa de Denise para optar pelo fechamento do Cecopam foi a baixa adesão de frequentadores em fevereiro de 2017. Enquanto cada uma das outras piscinas recebeu mais de 3,5 mil visitantes naquele mês, o centro do bairro Cavalhada teve 662 pessoas. 

  Leia outras notícias do Diário Gaúcho   

Promessa

Anderson Fetter / Agência RBS

Ao final da visita de hoje, depois de ouvir de representantes do DMLU, da diretoria de Esportes e da Secretaria de Desenvolvimento Social de que o local tem condições de receber frequentadores, Gustavo explicou:

—  Vim conferir de perto depois de ouvir o relato de quem frequenta o Cecopam. Vamos analisar a viabilidade de reabrir o Centro nesta temporada. Um dos pontos mais importantes, a segurança, já está praticamente resolvido porque a Fasc (que também atua no local) tem vigilância noturna. Fizemos uma licitação para compra dos produtos que tratam as águas das piscinas, mas temos que ver se é o suficiente ou se será preciso um aditivo. Não gosto de dar prazos, mas será analisado com urgência.

Questionado pela reportagem se a prefeitura trabalharia com a data de reabertura para fevereiro, o prefeito em exercício foi taxativo na promessa:

_ Eu estou olhando ainda para janeiro. 

  Leia outras notícias do Diário Gaúcho   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias