DG Ajuda Você



Cuide do bolso

Confira o calendário de contas e promoções de 2018 e planeje o seu orçamento

Prever despesas pode garantir a sua saúde financeira

02/01/2018 - 04h00min


Erik Farina
Erik Farina
Enviar E-mail

Olhar as contas no horizonte é fundamental para prever as despesas eventuais que virão pela frente e aproveitar as oportunidades de promoções e descontos que surjam. O calendário dos impostos de início de ano, como IPTU e IPVA, por exemplo já entrou no período final dos melhores descontos, então é preciso estar atento aos prazos, inclusive para não sofrer uma multa.

— Fazer um planejamento das despesas fixas anuais, reservando esse valor de forma fracionada durante o ano, significa dar valor ao seu dinheiro, pois o pagamento, à vista, destas despesas pode render bons descontos que, na proporção, nem o melhor dos investimentos teria como rentabilidade — afirma o educador financeiro Jó Adriano Cruz.

Por outro lado, um ano cheio de feriados sugere que se preveja com atenção as melhores datas para viajar e compra com antecedência passagens ou reservas de hotéis. Além disso, há, adiante, promoções como Liquida Porto Alegre e Black Friday, que podem abrir boas oportunidades de compras. 

— Vale lembrar que as compras requerem cautela: se o comprador planejar, ótimo, as promoções são para ele. Por outro lado, contrair uma dívida por impulso pode se transformar num pesadelo — aponta Jó.

Confira o calendário abaixo e organize-se para ter as contas em dia em 2018. 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias