Notícias



Seu problema é nosso

Conserto de buraco em Viamão fica só na promessa e alagamentos atingem local

Em dezembro, a prefeitura da cidade prometeu o reparo - a reconstrução da canalização da rede pluvial - seria concluído em até 30 dias, mas isso não aconteceu

30/01/2018 - 09h46min

Atualizada em: 08/02/2018 - 12h17min


Arquivo Pessoal / Leitor/DG

Mesmo depois de o Diário Gaúcho ter mostrado o caso de um buraco aberto há mais de seis meses na Avenida Guadalajara, Vila Esmeralda, em Viamão, o problema segue. Na edição de 21 de dezembro, o jornal mostrou a dificuldade dos moradores em conseguir transitar pelo local, onde um carro chegou a cair. 

Leia mais
Moradores reclamam de esgoto a céu aberto há três meses na Restinga, em Porto Alegre
Moradora de Alvorada consegue consulta com especialista após mais de um ano esperando
Moradores de bairro da Capital não sabem a quem recorrer para retirada de abelhas em árvore na calçada

Na data, a prefeitura da cidade prometeu que o reparo — a reconstrução da canalização da rede pluvial — seria concluído em até 30 dias, mas isso não aconteceu. Ainda antes da publicação na seção Seu Problema é Nosso, os moradores garantem que já haviam avisado a prefeitura sobre a situação, mas ninguém apareceu. 

Além da reportagem, o problema também foi relatado na seção Pede-se Providência, na edição de 3 de novembro — outra ação dos moradores que não surtiu efeito junto ao poder público. 

Arquivo Pessoal / Leitor/DG
Buraco enorme já engoliu até carro

Alagamento 

Na quarta-feira passada, o vendedor Rogério Oliveira da Silva, 29 anos, entrou em contato com a reportagem para relatar a continuidade da situação. O rapaz registrou em vídeos os efeitos da falta de canalização, que causou alagamentos em vários pontos da Avenida Guadalajara: 

— Quando começou, era um buraco bem pequeno, poderia ter sido facilmente arrumado. Aí foi chovendo e entupindo mais os canos, fazendo a cratera ficar cada vez maior. 

Atualmente, conforme relata o vendedor, o problema que ocupava apenas uma pequena área já se estende por metade da extensão da via. Alguns moradores não têm mais como acessar suas garagens, precisando deixar seus veículos na rua. 

Ainda segundo Rogério, mesmo após a publicação da matéria no jornal, em dezembro, ninguém da prefeitura foi ao local para fazer uma vistoria. 

— Até passaram alguns carros da prefeitura por aqui, mas nunca ninguém parou para olhar — garante o vendedor, que trabalha em uma madeireira em frente à cratera. 

Prefeitura: "Obras na próxima semana" 

Procurada, a prefeitura de Viamão, através de sua assessoria de imprensa, explicou o motivo para o descumprimento da promessa — que era fazer o conserto em até 30 dias: "a grande demanda de serviços a serem executados". 

Segundo a administração, o reparo está no cronograma de manutenção das obras. E, conforme a nota, "na próxima segunda- feira, a prefeitura estará no local, realizando os reparos necessários". 

*Produção: Alberi Neto

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!



MAIS SOBRE

Últimas Notícias