Notícias



Desfile das escolas

Fora de época e sem dinheiro da prefeitura: veja como será o Carnaval de Porto Alegre

Previsto para ser realizado em fevereiro, o evento foi adiado

11/01/2018 - 14h51min


Camila Domingues / Especial
Imperadores foi a campeã no primeiro Carnaval temporão da Capital, em 2018

Ocorrerão em 23 e 24 de março os desfiles das escolas de samba do Carnaval de Porto Alegre. O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (10), no Hotel Plaza São Rafael. 

 Leia outras notícias do Diário Gaúcho   

Previsto para ser realizado um mês antes, em fevereiro, o evento precisou ter as datas ajustadas por "entraves burocráticos", segundo a Liga das Escolas de Samba de Porto Alegre (Liespa). Sem verba da prefeitura desde 2017, as escolas ainda aguardam pela sanção da lei que prevê a concessão do Complexo Cultural do Porto Seco para firmarem a parceria com a empresa que deve explorar o local pelos próximos dois anos. A parceira privada, cujo nome não foi divulgado pelas escolas, também irá bancar o evento, que deve custar pelo menos R$ 2 milhões. 

Cancelado em 2017, o cachê das escolas (repassado por entidades que representam as agremiações) também não está garantido para esta edição. Segundo a Liespa, há tratativas para viabilizar essa verba, mas até o momento não é possível contar com nenhum recurso. A liga admitiu, ainda, que podem haver alterações de âmbito administrativo em função das condições financeiras das escolas, como adequação no número de alas e de alegorias. 

 Leia outras notícias do Diário Gaúcho   

— Não faltará disposição em momento algum para manter os desfiles como sempre se fez. O que pode haver são mudanças administrativas. Técnicas, não. Vamos preservar as condições necessárias para um desfile de qualidade, e o modelo competitivo permanece igual — disse o presidente da Liespa, Juarez Gutierres de Souza.

Durante a coletiva também foi divulgado o cronograma do Carnaval 2018, que começa com a escolha da corte, entre os dias 15 e 17 de janeiro — neste ano, haverá também uma Corte da Maturidade, a ser escolhida no fim do mês. Os desfiles da série Prata serão no dia 23 de março, seguidos da série Ouro, no dia 24 — a data da série Bronze ainda não foi definida. A apuração ocorrerá no dia 26. A programação encerra-se somente em abril, com a realização do Estandarte de Ouro. Veja a programação completa:

15, 16 e 17 de janeiro
Escolha da Corte

26 de janeiro
Escolha da Corte da Maturidade, no Clube dos Namorados (Avenida Carlos Barbosa, ao lado do Estádio Olímpico)

26 e 27 de janeiro
Mostra de sambas enredo na quadra da Imperatriz Dona Leopoldina

2 de fevereiro
Sorteio da ordem dos desfiles

23 de fevereiro e 9 de março
Descida da Borges 

22 de março
Ensaio Técnico (muamba)

23 de Março
Desfile da Série Prata, no Complexo Cultural do Porto Seco

24 de março
Desfile da Série Ouro, no Complexo Cultural do Porto Seco

7 de abril
Estandarte de Ouro, no Pavilhão de Eventos da Liespa no Complexo Cultural do Porto Seco

 Leia outras notícias do Diário Gaúcho   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias