Notícias



Piscinas comunitárias

Piscina fechada do Cecopam será visitada pelo vice-prefeito

Decisão ocorreu durante reunião de Gustavo Paim (PP) com lideranças comunitárias

09/01/2018 - 16h08min


Aline Custódio
Aline Custódio
Enviar E-mail
André Ávila / Agencia RBS

Em reunião com lideranças comunitárias dos bairros Cavalhada, Nonoai e Teresópolis, o vice-prefeito de  Porto Alegre , Gustavo Paim (PP), que está como prefeito em exercício, decidiu conferir de perto a situação da piscina comunitária do Centro de Comunidade Parque Madepinho (Cecopam), no bairro Cavalhada. Por decisão da prefeitura,  a área ficou de fora do Projeto Verão 2018.

Gustavo Paim deve ir nesta quarta-feira ao local para averiguar a possibilidade de abertura da piscina, fechada nesta temporada pela primeira vez em 45 anos de existência. O encontro com os moradores ocorreu após encaminhamento da secretária municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, Denise Ries Russo, em 5 de janeiro de 2018, e publicação de uma reportagem do Diário Gaúcho, em 8 de janeiro de 2018, que mostrou a revolta da comunidade com a decisão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, motivada por falta de verba orçamentária. 

Na sexta-feira passada, uma comissão de alunos do Cecopam se reuniu com Denise para pedir explicações sobre a decisão da administração municipal. O grupo recebeu apenas a sugestão de participar dos banhos numa das outras quatro piscinas que ficarão abertas nesta temporada - Cecoflor, Ceprima e Cevi, na Zona Norte, e Cecores, no Extremo Sul. Destas, apenas o Cecores e o Cecoflor abriram no final de semana mais recente. 

André Ávila / Agencia RBS
Crianças só puderam ver a piscina pelo muro, no primeiro domingo do ano

Explicação
À reportagem do Diário Gaúcho, a secretária explicou que a redução de cinco para quatro piscinas no Projeto Verão 2018 vinha sendo discutida nos últimos meses por conta da restrição orçamentária. O órgão dispõe neste ano de R$ 300 mil para mantê-las funcionando nos meses de janeiro e fevereiro. O valor é utilizado para serviços terceirizados: o pagamento dos seguranças noturnos e a medição do cloro e avaliação diária da água. 

— Sabemos que o centros servem mais do que como área de lazer, são inclusão social. Mas levamos em conta a participação da comunidade em fevereiro de 2017. Enquanto 662 pessoas passaram pela piscina do Cecopam, mais de 3,5 mil frequentaram cada uma das outras no mesmo período. Isso foi determinante para esta piscina ter sido a escolhida — explicou a secretária. 

Na tarde desta terça-feira, o motor da piscina do Cecopam foi retirado para revisão. A intenção da visita do vice-prefeito ao Cecopam é avaliar a possibilidade de abertura do Centro ainda nesta temporada. Para isso, as lideranças se comprometeram a pintar o muro de 200 metros de extensão e de auxiliar na manutenção do espaço. 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias