Notícias



Alerta

Porteiro encontra escorpião amarelo em rua do centro de Porto Alegre

Veneno do animal pode provocar a morte; conforme Secretaria Municipal de Saúde, foco da espécie está mais concentrado na região central e na Lomba do Pinheiro

12/01/2018 - 10h58min


Bárbara Müller
Bárbara Müller
Enviar E-mail
Marcos Thoman / Arquivo Pessoal

 Um escorpião amarelo (Tityus serrulatus) foi encontrado na tarde desta quinta-feira (11), no centro de Porto Alegre. De acordo com o porteiro Marcos Thoman, o animal estava na Rua Senhor dos Passos, na altura do número 259, em frente ao Edifício Natal e próximo à Rua dos Andradas. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem alertado a população para as regiões do Centro e da Lomba do Pinheiro, onde o foco de escorpião da espécie é mais concentrado. Em novembro do ano passado, foi divulgado um alerta epidemiológico, informando sobre os riscos do veneno do animal, que pode provocar a morte.

 Leia outras notícias do Diário Gaúcho  

Por volta das 13h, o porteiro avistou o animal na rua, próximo ao local onde trabalha, e não pensou duas vezes antes de capturá-lo. Em seguida, entrou em contato com a prefeitura para fazer o resgate do escorpião, porém o bicho acabou morrendo. 

— Ele (o escorpião) estava indo para um buraquinho, aí logo puxei o bicho pela pontinha e coloquei num potinho de requeijão. Passa muita gente por ali, tem muita gente que fuma ali perto, seria perigoso se eu deixasse ele passar — relata Thoman. 

De acordo com a SMS, como já houve outros casos de escorpião amarelo encontrado no mesmo local, uma ação de orientação será feita com moradores da Rua Senhor dos Passos na próxima segunda-feira (15), a partir das 14h.  

Em caso de captura, a secretaria orienta a população a ligar para o 156 e aguardar o atendimento da equipe de Vigilância em Saúde. Em caso de picada do animal, deve-se entrar em contato com o SAMU (192) ou ir, imediatamente, para o Hospital de Pronto Socorro, que é o único lugar na Capital que tem o soro antiescorpiônico, utilizado para combater o veneno do escorpião amarelo. 

Em outubro, uma criança picada por um escorpião da espécie foi salva graças ao rápido atendimento médico. Conforme a pasta, os riscos de morte são ainda maiores em crianças de zero a nove anos, idosos e imunocomprometidos. 

Apesar de provocar dor intensa, a picada não deixa marcas, então não há como saber onde exatamente ocorreu. Não é indicado o uso de qualquer medicamento ou procedimento paliativo (enfaixar, imobilizar, amarrar).

Fique de olho

- Verifique calçados, roupas, toalha e roupas de cama antes de usá-los.

- Limpe caixas de gordura e ralos de banheiro e de cozinha.

- Mantenha camas e berços afastados da parede.

- Evite que lençóis toquem no chão.

- Feche frestas nas paredes, móveis e rodapés para que não sirvam de esconderijo para os escorpiões.

- Use telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques.

Para manter o bicho longe

- Não é aconselhável usar veneno para combater os escorpiões, pois o desalojamento pode favorecer o aumento da população.

- Não deixe acumular lixo e entulho nos quintais, jardins e terrenos baldios.

- Cuidado com restos de obras e terraplanagem que possam causar acúmulo de entulho.

- Coloque o lixo em sacos plásticos fechados para evitar baratas e outros insetos, que são fontes de alimento para os escorpiões.

 Leia outras notícias do Diário Gaúcho  



MAIS SOBRE

Últimas Notícias