Notícias



Tutorial

Saiba como criar currículo no Google Docs e no aplicativo Word para celular

Reunimos algumas dicas para tornar a sua apresentação atrativa para os recrutadores

15/01/2018 - 18h31min

Atualizada em: 15/01/2018 - 18h53min


Um levantamento realizado pelo Google apontou que "emprego novo" foi uma das frases mais buscadas no serviço online em 2017. Um currículo bem organizado, completo e direto é uma das melhores apostas para quem está começando 2018 com uma busca por oportunidades.

Como fazer no Google Docs pelo PC

/// O Google Docs é um importante aliado para o dia a dia de quem utiliza o computador para trabalhar. O aplicativo funciona pelo navegador de internet, e o melhor de tudo, sem precisar instalar nada no computador, conta com diversos modelos prontos. As opções de curriculum vitae podem ser usadas gratuitamente por quem está em busca de um emprego ou estágio.

Helito Bijora / Reprodução
Galeria de modelos

1. Acesse o Google Docs (docs.google.com) por qualquer navegador da web e, faça login em sua conta Google. Todos os arquivos criados pelo aplicativo ficam salvos na nuvem, o que permite que os usuários acessem seus conteúdos em qualquer momento. Em seguida, clique em "galeria de modelos".

Helito Bijora / Reprodução
Opções de currículos

2. Role a tela até a seção "currículos" e escolha o modelo de CV de sua preferência. O mais importante nesse momento é avaliar qual a melhor organização para a oportunidade que está se candidatando.

Helito Bijora / Reprodução
Preenchimento do modelo

3. Preencha as suas informações pessoais, formação, experiências e o que mais achar necessário. Para isso, basta selecionar o texto de exemplo e digitar os seus dados. A formatação não será perdida. 

Helito Bijora / Reprodução
Opções de download

4. Quando terminar, vá ao menu "Arquivo" e, em "Fazer download como", escolha se você quer baixar o arquivo em formato do Word ou PDF. Você pode, ainda, usar a opção "Publicar na Web..." para publicar o seu currículo online.

  Leia outras reportagens da seção Tutorial   

Como fazer no celular com o app do Word

/// Uma boa opção para quem precisa fazer um currículo no smartphone, de forma prática é o aplicativo do Word para celulares Android. O app conta com alguns modelos que podem agilizar a vida de quem está em busca de um trabalho. 

Helito Bijora / Reprodução
Opções de modelos

1. Após o download do aplicativo do Word, abra e toque em "Novo". Na tela de modelos, deslize para cima até encontrar as opções de currículo. Selecione o modelo que quer usar, que, então, será baixado.


Helito Bijora / Reprodução
Preenchimento do modelo

2. Preencha suas informações pessoais, formação, experiências e o que mais achar necessário. Para isso, basta tocar sobre o texto de exemplo para apagá-lo e entrar com os seus dados.

Helito Bijora / Reprodução
Opções de compartilhamento

3. Quando terminar de preencher o seu currículo, toque sobre o botão de menu, no canto superior esquerdo da tela. Depois, selecione "Compartilhar". A opção "Compartilhar como anexo" permite que você escolha como quer enviar o documento _ que pode ser como um arquivo do Word (formato DOCX) ou PDF.

4. Caso tenha optado por enviar o currículo em PDF, você deve permitir que o Word faça a conversão do arquivo usando uma ferramenta online da Microsoft. Para isso, toque em "Permitir". Por fim, clique em "Gmail" ou no nome do seu cliente de e-mail preferido para enviar o documento por mensagem de e-mail.

Produção: Leticia Gomes 

  Leia outras reportagens da seção Tutorial   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias