Notícias



ALTA DEFINIÇÃO

Telespectadores têm prazo final para se adaptar à TV digital

Desligamento do sinal analógico começa hoje e se estende até 14 de março em 107 cidades gaúchas

30/01/2018 - 20h45min


Reprodução / Site Seja Digital
Kit com antena e conversor é distribuído de graça para beneficiários de programas sociais do governo federal

Começa hoje e se estende até 14 de março o desligamento do sinal analógico em 107 cidades gaúchas. Quem ainda não se adaptou ao novo sistema de recepção do sinal de TV, ganhou mais prazo a partir de uma decisão do governo federal, tomada ontem pelo  Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Segundo a agência, o sinal analógico já foi desligado em vários locais do país, como as Regiões Metropolitanas de São Paulo, Goiânia, Recife, Salvador, Fortaleza e Vitória, no Distrito Federal e em diversas cidades no Interior Paulista. Hoje, o sinal será desligado em Curitiba, Ponta Grossa e outras cidades do Paraná.

Enquanto o sinal analógico não é desligado no Estado, é importante que o telespectador confira se a tela de sua televisão mostra uma letra "A" na tela durante a programação. Isso quer dizer que o sinal recebido ainda é o analógico e que será preciso fazer mudanças para não ficar sem TV. Caso a televisão seja de tubo ou comprada antes de 2012, são necessários um conversor e uma antena digitais. Quem tem uma televisão fininha, comprada depois de 2012, só necessita instalar uma antena para receber o sinal digital. Já quem tem TV por assinatura não precisa fazer a mudança, pois as operadoras já retransmitem o sinal digital.

Antena e conversor podem ser grátis

Nem todo mundo precisa comprar o kit digital. Famílias cadastradas em programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família, podem agendar e retirar o kit gratuito para a TV digital. Cerca de 70 mil equipamentos ainda estão disponíveis nas 107 cidades que estão mais perto de ver o sinal analógico desligado. Somente em Porto Alegre, de acordo com o Seja Digital, ainda restam 20 mil kits para a população.

Quem tem direito a esse benefício deve acessar o site Seja Digital (sejadigital.com.br/site/kit) ou ligar gratuitamente para o telefone 147 para fazer o pedido dos equipamentos. É preciso ter em mãos o Número de Identificação Social (NIS). Os equipamentos serão entregues no local, dia e horário que as famílias escolherem quando fizerem o agendamento. A instalação do kit não é difícil, mas pode ser um pouco trabalhosa para quem não tem familiaridade. Neste caso, recomenda-se sempre que seja chamado um antenista. 

Saiba mais sobre os kits gratuitos

Quem tem direito

—  O kit gratuito com antena e conversor é destinado aos beneficiários de programas sociais do governo federal. Quem não é mais, mas já foi beneficiário também pode ter direito.

— O kit é composto de um conversor e uma antena UHF.

— É preciso estar cadastrado ou já ter feito parte de um destes programas: Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Bolsa Verde (Programa de Apoio à Conservação Ambiental), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Fomento (Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais), Carteira do Idoso, Aposentadoria para pessoa de baixa renda, Brasil Carinhoso, Cisternas, Telefone Popular, Carta Social, ProJovem Adolescente, Tarifa Social de Energia Elétrica, Bolsa Estiagem, Programa Nacional de Reforma Agrária, Programa Nacional de Crédito Fundiário e Crédito Instalação (auxílios a beneficiários da reforma agrária).

— Pessoas que, em algum momento, já participaram de programas sociais do governo devem se informar através do telefone 147 (ligação gratuita) ou então por este site  para conferir se estão nessa lista e agendar a retirada de seu kit conversor gratuitamente.

Como solicitar

— Acesse o portal Seja Digital ou ligue gratuitamente para o telefone 147.

— Tenha em mãos o Número de Identificação Social (NIS).

— Agende a retirada em local, dia e horário da sua escolha.

Como identificar se sua TV tem o sinal digital

— Verifique se o canal aparece com um "ponto". Por exemplo, para assistir a RBSTV, o mostrador do canal na tela deve mostrar "12.1", em vez de apenas 12. Isso significa que a TV já está apta para a mudança e já está recebendo o sinal digital, que tem mais qualidade de imagem e som.

— Para saber se precisa instalar conversor e antena para receber o sinal digital, o telespectador deve conferir se na sua televisão está aparecendo um "A" na tela. Isso quer dizer que o sinal recebido ainda é analógico e, então, é preciso fazer mudanças. 

— As TVs de tela plana fabricadas depois de 2012 já estão adaptadas para a mudança, com conversor interno. Essas TVs têm o selinho de "DTV" na lateral ou na parte de trás do aparelho, além de constar a informação no manual de instruções. Neste caso, é preciso colocar apenas a antena externa. 

— Algumas TVs de tela plana fabricadas antes de 2012 precisam ser adaptadas. Assim como as TVs de tubo, que necessitam, todas, serem adaptadas. A exceção é para quem tem TV por assinatura, pois as operadoras já entregam o canal digital. 

Desligamento do sinal analógico em cada região do RS

14/03/2018: RBS TV Porto Alegre (Capital, Região Metropolitana e parte do Litoral Norte), RBS TV Santa Cruz (Vale do Taquari), RBS TV Caxias do Sul (Serra)

28/11/2018: RBS TV Pelotas e RBS TV Rio Grande

5/12/2018: RBS TV Santa Maria

Até 31/12/2023: demais regiões

As dúvidas mais frequentes

Posso continuar assistindo a RBS TV pela TV a cabo?
Para quem assiste na TV a cabo, não muda nada. Apenas confira com a sua operadora os canais abertos disponíveis.

Quais os tipos de televisores que necessitam de conversor?
Todas as televisões de tubo necessitam do conversor externo. Já as de tela plana fabricadas após 2012 não necessitam de conversor externo. Para algumas fabricadas antes de 2012, é preciso verificar o manual da TV ou entrar em contato com o fabricante para saber se ela já possui ou não o conversor. 

Como faço para instalar a antena se moro em condomínio?
As pessoas que residem em prédios devem entrar em contato com o síndico para saber se o prédio possui antena externa e cabeação (sistema de distribuição interna) adequada para o sinal digital que é transmitido em UHF.

Qual o tipo de antena que devo utilizar para ter acesso ao sinal digital?
A antena precisa ser externa e UHF. Se a antena existente for VHF, será necessária a troca. Veja aqui os modelos de antenas.

Tenho uma antena interna e o sinal não é muito bom. O que posso fazer?
A antena interna deve ser substituída por uma antena externa de UHF. Antena interna não é indicada para recepção do sinal digital. Ela não garante estabilidade do sinal. Só é possível ser usada antena interna por quem reside em local próximo e sem obstrução de morros ou prédios entre a residência e a antena transmissora da emissora.

Dúvidas sobre a TV Digital

4020-7191 para Porto Alegre e Região Metropolitana

0800-051-6336 para demais localidades

Mais informações no site bit.ly/RBSTVDig 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias