Notícias



Seu problema é nosso

Boca de lobo está entupida há seis meses em bairro de Viamão

A obstrução das entradas de água faz com que o esgoto pluvial não tenha para onde escoar, o que leva ao alagamento, misturando água ao saibro aplicado no local

08/02/2018 - 10h38min

Atualizada em: 08/02/2018 - 10h51min


Arquivo Pessoal / Leitor/DG

Desde junho de 2017, o técnico em telecomunicação Mauro Cardoso, 40 anos, vem fazendo pedidos ao poder público para desentupir as bocas de lobo da Rua Câncio Gomes, no bairro Tarumã, em Viamão — onde mora. 

Leia mais
Com pedras nos rins, homem espera há um ano e três meses por cirurgia, em Alvorada
Com menos clínicas atendendo via Sus, demora para sessões de fisioterapia preocupa pacientes em Gravataí
Mesas na calçada atrapalham locomoção de cadeirantes na Rua dos Andradas, em Porto Alegre

A obstrução faz com que o esgoto pluvial não tenha para onde escoar, o que leva ao acúmulo da água, que se mistura ao saibro aplicado no local: 

— Desde que terminaram de pavimentar aqui, qualquer chuvinha já criava um rio na rua. Todas as bocas de lobo estão claramente entupidas, umas mais que as outras. Mas é um problema generalizado. 

Em 2016, o Diário Gaúcho mostrou as péssimas condições via, que precisava de pavimentação. A obra, executada pela prefeitura, demorou sete meses a mais do que o previsto para ser iniciada, após um atraso no repasse de verbas. 

Espera 

Segundo Mauro, o bueiro localizado em frente à sua casa parece ser o mais obstruído, e a maior preocupação é com a água suja que invade as casas. 

— É muito frustrante. Primeiro, prometem uma obra que atrasa mais de um ano, e fica se arrastando. Agora, temos que viver com essa podridão. Nem precisa de chuva: o uso diário de água já faz com que o problema retorne — desabafa o técnico. 

Arquivo Pessoal / Leitor/DG

Cada dia que a comunidade aguarda por um procedimento de desobstrução faz aumentar a preocupação com a saúde e os pertences. 

— No final da rua, tem casas em um nível mais baixo. O esgoto entra e estraga móveis e outros pertences. Também é difícil não ficar apreensivo com a possibilidade de contrair uma doença — explica Mauro. 

Reparo deverá ser feito nesta semana 

A prefeitura de Viamão, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que o procedimento recomendado para a Rua Câncio Gomes é o hidrojateamento. Em nota, o órgão afirmou que tem os equipamentos e a mão de obra necessárias para realizar este trabalho na cidade, que acontece periodicamente. 

Sobre uma medida definitiva para melhorar a situação, o poder público explicou que é preciso o asfaltamento das vias, já que o saibro — utilizado para pavimentar — obstrui as bocas de lobo, em conjunto com a utilização irregular da rede de esgoto. 

A prefeitura afirmou que o protocolo em questão já foi executado, mas, quando a reportagem perguntou sobre a data em que o serviço foi feito, não recebeu a informação. O morador afirma que não viu movimentação para a melhoria da situação. A prefeitura garantiu que um hidrojateamento será feito novamente até amanhã. 

*Produção: Leticia Gomes 

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!



MAIS SOBRE

Últimas Notícias