Notícias



Seu problema é nosso

Buraco na calçada espera por reparo há cinco meses em bairro de Porto Alegre

Segundo morador, agentes da prefeitura chegaram a ir até o local, aplicaram saibro no buraco e saíram com a promessa de retornar em breve, o que não aconteceu

01/02/2018 - 11h08min


Arquivo Pessoal / Leitor/DG

Frustrado por estar esperando há cinco meses a solução de um problema em sua rua, o policial civil aposentado Luiz Carlos Herrera, 66 anos, reclama do descaso dos órgãos públicos. 

Leia mais
Reservatório do Dmae com vazamento preocupa moradores na zona sul da Capital
Conserto de buraco em Viamão fica só na promessa e alagamentos atingem local
Moradores reclamam de esgoto a céu aberto há três meses em Porto Alegre

Luiz mora na Rua Israel, no bairro Vila Jardim, em Porto Alegre, e explica que o buraco em sua calçada está aberto desde agosto de 2017:

— Embaixo da minha calçada tem uma galeria de esgoto. Um dia, vi que uma abertura tinha se formado. Puxei uma pedra para inspecionar e percebi que estava tudo oco. Com o tempo, a cratera foi aumentando, e o chão, cedendo.

Logo que o problema começou, o aposentado entrou em contato com a administração municipal, abrindo seu primeiro protocolo de reclamação — agora, já acumula oito solicitações. Na época, agentes da prefeitura foram até o local, aplicaram saibro no buraco e saíram com a promessa de retornar em breve. Após quase um mês de espera, em 27 de setembro, Luiz retomou o pedido de reparo.

— É um descaso tão grande que sequer sinalizam o perigo. Poderiam ter, pelo menos, colocado alguns cavaletes, se não tinham previsão de voltar. Agora, são cinco meses de espera sem respostas — desabafa Luiz.

Desamparo

Morador da via há 32 anos, o aposentado se preocupa com a possibilidade de algum acidente grave acontecer no local. Luiz relata que vizinhos distraídos já se machucaram, passando por ali. 

— Têm muitas crianças aqui na rua. Com o tamanho do buraco, pode cair alguém ali dentro — alerta. 

Na tentativa de diminuir a abertura, Luiz reorganizou as pedras de basalto mas, mesmo assim, aguarda diariamente um posicionamento da prefeitura. Segundo o morador, a colocação do saibro piorou a situação e aumentou o seu sentimento de desamparo.

— A cada ligação para a ouvidoria, me diziam para ficar abrindo protocolos que, uma hora, alguém viria aqui. Não acho isso certo, é um completo descaso, sequer atendem as próprias indicações de dentro da administração. Parece que estão jogando conosco, esperando algo mais sério acontecer — relata Luiz.

Reparo previsto para fevereiro

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) informou, por meio da Seção Leste de Conservação de Águas Pluviais, que, após vistoria no local, constatou a necessidade de reconstrução de rede pluvial com auxílio de retroescavadeira. O órgão afirmou que o serviço está na programação para começar até o final da primeira quinzena de fevereiro.

*Produção: Leticia Gomes

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!



MAIS SOBRE

Últimas Notícias