Notícias



TV DIGITAL

Faltam 20 dias para o fim do desligamento do sinal analógico

Feirões da TV Digital são chance para se comprar equipamentos com preços abaixo do mercado antes do desligamento total

22/02/2018 - 07h00min


Leandro Rodrigues
Leandro Rodrigues
Enviar E-mail
Reprodução / Site Seja Digital

Caso você não esteja muito atento ao calendário, é bom se atualizar: nesta quinta-feira (22), faltam 20 dias para o fim do desligamento do sinal analógico de TV em 107 cidades do Rio Grande do Sul. Às 23h59min do dia 14 de março, o sinal será inadiavelmente desligado. Significa que já a partir do primeiro minuto do dia 15 somente os telespectadores adaptados à TV Digital seguirão assistindo a programação de TV aberta, incluindo a da RBS TV.

Esse processo de desligamento, que começou no final de janeiro, ganhou mais prazo a partir de uma decisão do governo federal, tomada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). 

É bom lembrar que o sinal analógico já foi desligado em vários locais do país, como as regiões metropolitanas de São Paulo, Goiânia, Recife, Salvador, Fortaleza e Vitória, no Distrito Federal e em diversas cidades no Interior Paulista.

Kits gratuitos para programas sociais

Durante estes últimos 20 dias, é importante que o telespectador confira se sua televisão mostra uma letra "A" na tela durante a programação. Isso quer dizer que o sinal recebido ainda é o analógico e que será preciso fazer mudanças para não ficar sem TV. Caso a televisão seja de tubo ou comprada antes de 2012, são necessários um conversor e uma antena digitais. Quem tem uma televisão fininha, comprada depois de 2012, só necessita instalar uma antena para receber o sinal digital.

Já quem tem TV por assinatura não precisa fazer a mudança, pois as operadoras já retransmitem o sinal digital. Mas nem todo mundo precisa comprar o kit digital. Famílias cadastradas em programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família, podem agendar e retirar o kit gratuito para a TV digital. 

Quem tem direito a esse benefício deve acessar o site Seja Digital (sejadigital.com.br/site/kit) ou ligar gratuitamente para o telefone 147 para fazer o pedido dos equipamentos. É preciso ter em mãos o Número de Identificação Social (NIS). Os equipamentos serão entregues no local, dia e horário que as famílias escolherem quando fizerem o agendamento. Para quem está fora desse grupo de beneficiados, a dica é aproveitar os feirões da TV Digital oferecidos em parceria com redes de lojas da Região Metropolitana. 

Feirão da TV Digital

Viamão
Data: Hoje (22), amanhã (23) e sábado (24)
Endereço: Avenida Liberdade - Santa Isabel
Horário: Comercial
Lojas participantes: Lojas Colombo, Magazine Luiza, Lebes e Quero-Quero

Caxias do Sul
Data: de 26 a 28 de fevereiro
Endereço: Avenida Júlio De Castilhos, Centro
Horário: Comercial
Lojas participantes: Lojas Colombo, Magazine Luiza, Multisom, Lebes, Quero-Quero e Benoit

Gravataí
Data: de 1 a 3 de março
Endereço: Avenida Dorival Cândido Luz De Oliveira, Centro
Horário: Comercial
Lojas participantes: Lojas Colombo, Magazine Luiza, Taqi, Lebes, Quero-Quero e Benoit (OBS: Loja Bentoi fica na Rua Anápio Gomes, 1.586)



MAIS SOBRE

Últimas Notícias