Seu Problema é Nosso
Há 10 anos, moradores sofrem com alagamento em Sapucaia do Sul
Prefeitura afirmou que o problema da Rua Ciro Silva decorre do aumento da população e do volume de água a ser drenado
Moradora há 28 anos da Rua Ciro Silva, bairro Pasqualini, em Sapucaia do Sul, a costureira Edsedeny Santos de Lima, 65 anos, vê a via alagar a cada chuva. O problema, que começou há cerca de dez anos, dificulta a vida dos moradores. Eles precisam achar um jeito de impedir que a água chegue às suas casas e também de evitar doenças que podem estar escondidas nela.
Há seis anos, a situação piorou. A costureira conta que a suspeita de quem vive ali é de que a tubulação antiga não suporta a quantidade de água que chega com a chuva, além de parecer estar entupida. O chamado às autoridades responsáveis tem sido desanimador, segundo conta Edsedeny:
— Não sou só eu que ligo para reclamar e pedir providências, todos os vizinhos chamam, reclamam e nunca temos um retorno da prefeitura. É um completo descaso.
Sem respostas
A costureira afirma que, quando a situação começou, a rua estava passando por um grande aumento no número de residências. O que costumava ser uma pacata via em uma área verde agora é motivo de preocupação para quem mora ali.
— Quando começa a chover, já entro em pânico. Temos que achar um jeito de conter a água e tentar proteger os nossos bens – explica Edsedeny.
Segundo a moradora, o corpo de bombeiros era chamado antigamente para facilitar o escoamento das águas, além de limpar o lodo e lixo que ficam acumulados no local. Agora, não conseguem nenhum auxílio de qualquer órgão público.
Edsedeny ainda conta que diversos abaixo- assinados já foram entregues na prefeitura, cobrando uma posição da administração municipal, mas até hoje nenhuma resposta foi dada:
— Ficamos apavorados com a falta de resposta. Vamos várias vezes na prefeitura e nunca somos atendidos. Queríamos no mínimo ter certeza de qual é o problema, mas nem isso conseguimos saber.
Falta de verbas é a justificativa
A prefeitura de Sapucaia do Sul afirmou que o problema da Rua Ciro Silva decorre do aumento da população e do volume de água a ser drenado. Em nota, diz que a rede pluvial não atende a demanda e necessita de ampliação.
O poder público explicou que o município tem um projeto para ampliação de toda a bacia do bairro Pasqualini, e que, desde 2015, tenta recursos. Segundo a prefeitura, se trata de um plano de mais de R$ 7 milhões. Concluíram informando que, no ano passado, o prefeito foi duas vezes a Brasília reunir- se com técnicos do Ministério das Cidades para tratar do assunto, porém, o governo federal sinalizou que, no momento, não há recursos para a obra.
Produção: Leticia Gomes