Notícias



Seu Problema é Nosso

Há 10 anos, moradores sofrem com alagamento em Sapucaia do Sul

Prefeitura afirmou que o problema da Rua Ciro Silva decorre do aumento da população e do volume de água a ser drenado

12/02/2018 - 11h36min

Atualizada em: 12/02/2018 - 16h10min


Diário Gaúcho / Leitor DG

Moradora há 28 anos da Rua Ciro Silva, bairro Pasqualini, em Sapucaia do Sul, a costureira Edsedeny Santos de Lima, 65 anos, vê a via alagar a cada chuva. O problema, que começou há cerca de dez anos, dificulta a vida dos moradores. Eles precisam achar um jeito de impedir que a água chegue às suas casas e também de evitar doenças que podem estar escondidas nela. 

 Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!  

Há seis anos, a situação piorou. A costureira conta que a suspeita de quem vive ali é de que a tubulação antiga não suporta a quantidade de água que chega com a chuva, além de parecer estar entupida. O chamado às autoridades responsáveis tem sido desanimador, segundo conta Edsedeny: 

— Não sou só eu que ligo para reclamar e pedir providências, todos os vizinhos chamam, reclamam e nunca temos um retorno da prefeitura.  É um completo descaso. 

Sem respostas 

A costureira afirma que, quando a situação começou, a rua estava passando por um grande aumento no número de residências. O que costumava ser uma pacata via em uma área verde agora é motivo de preocupação para quem mora ali. 

— Quando começa a chover, já entro em pânico. Temos que achar um jeito de conter a água e tentar proteger os nossos bens – explica Edsedeny. 

Segundo a moradora, o corpo de bombeiros era chamado antigamente para facilitar o escoamento das águas, além de limpar o lodo e lixo que ficam acumulados no local. Agora, não conseguem nenhum auxílio de qualquer órgão público. 

Edsedeny ainda conta que diversos abaixo- assinados já foram entregues na prefeitura, cobrando uma posição da administração municipal, mas até hoje nenhuma resposta foi dada:

— Ficamos apavorados com a falta de resposta. Vamos várias vezes na prefeitura e nunca somos atendidos. Queríamos no mínimo ter certeza de qual é o problema, mas nem isso conseguimos saber. 

Falta de verbas é a justificativa 

A prefeitura de Sapucaia do Sul afirmou que o problema da Rua Ciro Silva decorre do aumento da população e do volume de água a ser drenado. Em nota, diz que a rede pluvial não atende a demanda e necessita de ampliação. 

O poder público explicou que o município tem um projeto para ampliação de toda a bacia do bairro Pasqualini, e que, desde 2015, tenta recursos. Segundo a prefeitura, se trata de um plano de mais de R$ 7 milhões. Concluíram informando que, no ano passado, o prefeito foi duas vezes a Brasília reunir- se com técnicos do Ministério das Cidades para tratar do assunto, porém, o governo federal sinalizou que, no momento, não há recursos para a obra. 

Produção: Leticia Gomes

 Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!  



MAIS SOBRE

Últimas Notícias