Magali Moraes e as irritantes bordas de pizza - Notícias

Versão mobile

 

Coluna da Maga16/02/2018 | 10h00Atualizada em 16/02/2018 | 10h00

Magali Moraes e as irritantes bordas de pizza

  

A escritora e publicitária Magali Moraes é a nova colunista do Diário Gaúcho. Ela vai escrever a Coluna da Maga, todas as sextas-feiras.
Foto: Miguel Neves / Divulgação

Alguém aí não come borda de pizza e é duramente criticado? Gente, tô quase desistindo de ir a pizzaria. Em algum momento da refeição, já sei que os olhares vão se dirigir ao meu prato. E a pergunta será sempre a mesma: "mas por que tu deixa todas as bordas?!?" Quanto mais gente na mesa, mais incrédulos me julgando. Família e amigos, apenas aceitem que eu não gosto da borda. Acho a coisa mais sem graça do mundo. Pizzaiolos, não é nada pessoal.

Enquanto eu frequentar pizzarias, as bordas continuarão intactas. Por mim, nem precisavam existir. Por mais crocantes que estejam, prefiro focar na pizza propriamente dita. O que me interessa são os sabores. Quanta dedicação pra pesquisar ingredientes. Quanto tempo pra testar novas combinações. E a turma fica brigando pelas bordas! Não entendo essa supervalorização justo da parte que não tem nada em cima. A borda é a sobra. O pedaço da pizza que não deu certo. Desperdício de farinha e de lenha queimando no forno.

Leia outras colunas da Maga

Calórica

Por que ninguém inventa a pizza sem borda? Com cobertura até a beiradinha? Que sucesso! Aproveitamento total da massa. As rodelas de calabresa penduradas no limite da forma, aquele cai-não-cai fácil de resolver com o garfo. A cebola caramelizada ganhando espaço. E tem a questão calórica. Pizza engorda. Então vamos fazer valer cada caloria! Melhor focar no filé da pizza (e ela pode até ser de filé). Pra que ter borda quando se pode ter mais lombo canadense?

Nem citei as pizzas doces, onde as bordas são ainda mais desnecessárias. Quero saborear brigadeiro com morango, gemada com banana, não uma crosta queimada. As bordas recheadas também não me convencem. É muito catupiry e cheddar pra entupir as artérias. Se a borda normal já tira a fome, imagina essas aí. Elas te impedem de saborear a próxima fatia. Eu vou continuar empurrando todas pro canto do prato. Um pedido final: favor não roubar as bordas que eu deixo ali. É o meu protesto.   


 

Vídeos recomendados para você

 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros