Notícias



Papo Reto

Manoel Soares: "O perigo dos lobos não está nos dentes"

Colunista mostra que temos muito a aprender com as alcateias

24/02/2018 - 07h10min


Lauro Alves / Agencia RBS

O que faz do lobo um animal tão perigoso não são os dentes, a capacidade de matar ou algo assim. O poder do lobo está na alcateia. Unidos, eles se protegem e garantem que as presas não fujam. Essa lição importante deveria ser lembrada diariamente por membros de famílias que decidem se isolar, achando que a felicidade está em se afastar das fofocas e falsidades que, às vezes, compõem as relações familiares. 

Esse equívoco produz um isolamento que tem impacto para toda a vida. Não acho que as pessoas sejam obrigadas a viver próximas de quem lhes faz mal, mas as relações familiares nos ensinam a viver. Afinal, quem não consegue conviver com os membros da família não desenvolve a tolerância necessária para crescer. 

Leia mais
Manoel Soares fala sobre as "mães de navio negreiro"
Manoel Soares: "Sabedoria requer experiência de vida"
Manoel Soares: "A solidão de ser macho é angustiante"

Saber desenvolver a distância afetiva é uma das vantagens da convivência familiar. Dar aos membros da família atenção sem deixar espaço para que invadam sua privacidade é aprender com os lobos. Cada vez que um lobo tenta tirar o osso do outro, eles digladiam, mas depois voltam a se proteger como antes. 

Não deixar que os pegas do dia a dia derretam o amor é o equilíbrio que buscamos na vida, mas que os lobos têm naturalmente. O cuidado com os filhotes é outra característica que aprendemos. Eles zelam dos menores, independentemente de quem seja a cria. Quando falamos que a força está na alcateia, é disso que falamos. Nenhum de nós é mais forte do que todos juntos. Lobo sozinho é presa fácil. Então, sejamos unidos como lobos.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias