Manoel Soares: "Sabedoria requer experiência de vida e não somente uma capacidade mental" - Notícias

Versão mobile

 

Papo Reto17/02/2018 | 08h00Atualizada em 17/02/2018 | 08h00

Manoel Soares: "Sabedoria requer experiência de vida e não somente uma capacidade mental"

Manoel Soares: "Sabedoria requer experiência de vida e não somente uma capacidade mental" Lauro Alves/Agencia RBS
Foto: Lauro Alves / Agencia RBS

Sabe quando três irmãs são muito parecidas e confundimos uma com a outra? Pois é disso que vamos falar, as irmãs são: inteligência, educação e sabedoria. Para desatentos, pode até parecer que duas delas são a mesma pessoa, afinal, inteligência e sabedoria parecem iguais. Então, vamos às diferenças.

Leia outras colunas de Manoel Soares

Inteligência é nossos neurônios se conectarem para produzir conhecimento. Uma criança pode ser inteligente, mas não tem vivencia para ser sábia. Isso porque sabedoria é o resultado da aplicação do que aprendemos ao longo da vida. Geralmente, os sábios viveram mais e, por isso, sabem mais. Sabedoria requer experiência de vida e não somente uma capacidade mental. Pessoas que às vezes não sabem ler são sábias, e há outras com várias faculdades sem sabedoria nenhuma. 

Isso nos leva à terceira irmã, a educação. Seja a de casa ou a da escola, é trazida para nossa vida por pessoas inteligentes e sábias, não nasce com a gente. Ela não existe sem as irmãs, pois requer de nós sabedoria e inteligência para guardar os ensinamentos da educação. 

Essas três irmãs precisam andar juntas, e, dependendo da idade que temos, uma delas será mais nossa amiga. Por exemplo: da infância até a adolescência, a inteligência se destaca, quando somos adultos, nossa educação pode ser nossa melhor amiga, quando nosso corpo não tem a mesma agilidade de um jovem, a nossa sabedoria tem que entrar em ação. Hoje, qual dessas irmãs é sua melhor amiga?


 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros