Notícias



Seu problema é nosso

Prefeitura de Alvorada patrola rua depois que caminhão cai em buraco no local

O Diário Gaúcho mostrou as condições do local em duas reportagens — nos dias 3 e 11 de janeiro. Agora, enfim uma patrola foi enviada ao local para fazer a manutenção da pista

02/02/2018 - 10h30min


Arquivo Pessoal / Leitor/DG

A "pista de rali" em que a Rua Valparaíso, no bairro São Pedro, em Alvorada, havia se transformado enfim deu lugar a uma via transitável. 

Leia mais
Conserto de buraco em Viamão fica só na promessa e alagamentos atingem local
Buraco na calçada espera por reparo há cinco meses em bairro de Porto Alegre
VÍDEO: Reservatório do Dmae com vazamento preocupa moradores da Capital

Depois que o Diário Gaúcho mostrou as condições do local em duas reportagens — nos dias 3 e 11 de janeiro — a prefeitura enfim cumpriu a promessa de enviar uma patrola para fazer a manutenção da pista. 

Segundo o encarregado de construções civis Elmiro Oliveira Fernandes, 45 anos, a prefeitura deu início às obras na região cerca de uma semana depois da segunda reportagem. 

— Começaram a espalhar terra numa segunda- feira e, na quarta- feira, passaram a fazer o patrolamento. Entregaram a rua na sexta- feira. Para ver o nível em que estava, foi uma semana para conseguir ajeitar tudo — recorda- se Elmiro, que é morador da região há quase dez anos. 

Em janeiro, quando o DG registrou pela primeira vez os problemas da Valparaíso, o morador explicou que a situação já se estendia há algum tempo. Segundo Elmiro, obras na região eram anunciadas desde as últimas eleições, mas ficavam "só na promessa". 

Arquivo Pessoal / Leitor/DG

Bocas de lobo

Já na época da primeira matéria, a prefeitura de Alvorada prometeu realizar manutenções na rua na semana em que o texto foi publicado. Porém, isso não aconteceu. E, na semana seguinte, um caminhão se acidentou e caiu em um dos buracos da rua. 

Promessa descumprida, a prefeitura foi novamente cobrada sobre o assunto. Desta vez, as obras ocorreram. 

— Ficou bom, nos ajudou muito. Ainda faltam algumas coisas, mas esperamos não precisar chamar o Diário mais uma vez para que a prefeitura faça o seu papel — conta Elmiro. 

A razão da buraqueira na Valparaíso, para o encarregado de construções civis, é a instalação incorreta de bocas de lobo por parte da prefeitura. Elmiro explica que as bocas foram instaladas muito afastadas da via, quase junto aos muros das residências. 

Somado ao desnível da rua de chão batido, o resultado é que a água não corre pelos cantos nem cai nas bocas de lobo, como deveria, mas vem com força, levando toda a terra, "partindo a via ao meio". 

Na rua, ainda há uma pequena ponte que está desmoronando devido à falta de escoamento das águas da chuva. 

— Deram uma "tapeada" na ponte, ainda precisa ser feito um reparo melhor. E as bocas de lobo precisam ser ajustadas para que a água vá para o lugar correto. Sem isso, logo estará cheio de buracos novamente — opina o morador.

Reparos ainda sem previsão

A prefeitura de Alvorada informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que os reparos ainda necessários na via dependem da aquisição de materiais – que está em andamento, garante a administração. 

Ainda segundo a prefeitura, já foi feita, inclusive, uma vistoria na ponte. Porém, não há previsão para o início das obras. 

*Produção: Alberi Neto

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!



MAIS SOBRE

Últimas Notícias