Notícias



Primeira noite

Presidente vampiro e Crivella "Judas": críticas sociais e políticas tomam conta da Sapucaí 

Cortes de verbas e reforma trabalhista foram temas de escolas do Grupo Especial do Rio de Janeiro

12/02/2018 - 09h50min


Mauro PIMENTEL / AFP
Ala de fantoches

As escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro agitaram o sambódromo da Marquês de Sapucaí neste domingo (11), na primeira das duas noites de desfile, que teve conotação de crise política e social.

 Leia outras notícias do Diário Gaúcho   

Carros que criticavam o prefeito evangélico Marcelo Crivella, que cortou a verba para os desfiles, ou exibiam o presidente Michel Temer como um vampiro foram alguns dos destaques da noite. 

Sete das 13 escolas do Grupo Especial desfilaram na noite deste domingo (11), e outras seis o farão nesta segunda-feira (12), até o amanhecer.

Lançando no ar a pergunta "Meu Deus, meu Deus, está extinta a escravidão?", a Paraíso do Tuiuti fez críticas sociais fortes no seu desfile. Da escravidão à Lei Áurea, a escola falou de racismo e tratou de problemas atuais dos trabalhadores brasileiros. 

Logo na comissão de frente, intitulada "grito de liberdade", os membros da escola representaram os escravos negros sendo chicoteados. Na sequência, houve alusão à Lei Áurea e uma ala mostrando pessoas vestindo verde e amarelo como fantoches. 

O encerramento da escola foi um dos destaques: o último carro trouxe a bordo um vampiro usando uma faixa presidencial, em uma possível alusão a Michel Temer.   

Mauro PIMENTEL / AFP
Presidente vampiro

Quem também chamou a atenção foi a Mangueira, que usou o bom humor para criticar os cortes de verbas às escolas de samba feitos pelo prefeito carioca, Marcelo Crivella. Com o enredo "Com dinheiro ou sem dinheiro, eu brinco", a verde e rosa levou um carro com uma imagem de Crivella fazendo alusão a Judas para a avenida. A alegoria levava os dizeres: "Prefeito, pecado é não brincar o Carnaval".  

Mauro PIMENTEL / AFP
Críticas a Crivella
Mauro PIMENTEL / AFP

 Leia outras notícias do Diário Gaúcho   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias