Notícias



Esporte na terceira idade

Idosos de Esteio praticam aulas gratuitas de boxe

Aulas de boxe para idosos, ofertadas pela prefeitura de Esteio, estão transformando a realidade de moradores da cidade

30/03/2018 - 07h00min


Aline Custódio
Aline Custódio
Enviar E-mail
Lauro Alves / Agencia RBS
Manoel Rocha, 80 anos, e a colega Eloíle de Oliveira, 76 anos, treinam juntos

— Perna esquerda para a frente, dona Maria!

— Pulso firme, seu Carlos!

— Aí, seu Manoel, já está parecendo o Éder Jofre!

Nas palavras de incentivo do professor Abílio Mendes, 39 anos, os 30 alunos da turma de boxe para a terceira idade de Esteio encontram motivação para golpearem jabs e diretos no adversário imaginário. A maior parte dos participantes jamais havia chegado perto de uma luva de boxe até conhecer a atividade oferecida desde dezembro do ano passado aos integrantes dos centros de Referência em Assistência Social (CRAS) Conviver e Território de Paz. 

Lauro Alves / Agencia RBS
Pedro Menezes, 67 anos, quer subir num ringue

A proposta da atividade partiu da integrante do Conselho Municipal do Idoso Neuza Brum, 75 anos, depois de fazer uma aula experimental na Semana do Idoso, no ano passado. Com a parceria da prefeitura, a turma iniciou em dezembro com apenas oito alunos e ganhou novos integrantes já na segunda semana. O projeto teve uma pausa entre os meses de janeiro e fevereiro, e retomou no início de março com 30 alunos. Apesar do curto tempo da experiência, Neuza garante evolução.

— A gente movimenta todo o corpo e reforça o físico. Hoje, já consigo me segurar dentro do ônibus. Antes das aulas, eu não tinha força e equilíbrio — revela, entusiasmada. 

Lauro Alves / Agencia RBS
Neuza Brum, 75 anos, nunca mais se desequilibrou no ônibus

Parceiro de Neuza na atividade em dupla, o comprador aposentado Carlos Almeida, 65 anos, lembra que depois da primeira aula pensou em desistir, tamanha eram as dores por todo o corpo. 

— Depois, percebi que eram dores boas. Meu físico é que não estava preparado. Com oito aulas, já percebo que a flacidez está indo embora. Já ando doido para "cruzar luva" (lutar no ringue) com alguém! — comenta, aos risos. 

Para o professor Abílio, que já coordenava aulas de boxe para crianças e adolescentes, a novidade com os mais experientes ainda poderá evoluir até o ponto de alguns deles subirem ao ringue — localizado em outra parte da cidade, onde treinam os mais jovens. 

— As aulas auxiliam para um melhor condicionamento físico, na concentração, na agilidade dos movimentos e reforçam a coordenação motora. Eles saem daqui sorrindo, sempre — garante o professor. 

Lauro Alves / Agencia RBS
Manoel Barbosa da Rocha

"O negócio é não ficar parado" 

E sair com um sorriso no rosto é o que ocorre com o pedreiro aposentado Manoel Barbosa da Rocha, 80 anos, cuja idade não interfere na disposição em aprender novos golpes a cada dia. Na infância, recorda, gostava de brincar de "lutinha" com os amigos, mas jamais imaginaria que, sete décadas depois, estaria fazendo os mesmos movimentos. Enquanto se esforça para melhorar a direção do soco na manopla segurada pela dona de casa Eloíle Silveira de Oliveira, 76 anos, Manoel faz cara de mau para depois abrir sorrisos de faceirice.

— O negócio é não ficar parado. Voltei à minha infância, e isso não tem preço! — resume. 

No outro canto da quadra do Ginásio Municipal Edgar Piccioni, onde as aulas são oferecidas uma vez por semana, o almoxarife aposentado Pedro Menezes, 67 anos, troca as pernas rapidamente para frente e para trás e movimenta o tronco de um lado para o outro, como se fosse um experimente boxeador. Animado, Pedro confessa jamais ter pensado em praticar o esporte, até conhecer a atividade ofertada gratuitamente aos idosos da cidade. 

— Sempre é tempo de aprender algo novo. Tenho, inclusive, acompanhado as disputas na tevê para aprender a me movimentar. Quem sabe, ainda subo num ringue? — planeja. 

Lauro Alves / Agencia RBS
A turma toda

Saiba como participar

Lauro Alves / Agencia RBS
Abílio, de camiseta preta, ensina a turma

* Para participar das aulas de boxe é preciso fazer cadastro em um dos dois CRAS participantes — Conviver e Território de Paz. A inscrição exige documento de identidade e comprovante de residência. Podem participar pessoas a partir dos 50 anos.  O interessado passará por uma avaliação da assistente social, que poderá liberar ou negar a inclusão no projeto. 

Lauro Alves / Agencia RBS
Pedro começou a ver lutas de boxe

* O CRAS Conviver atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Rua Vereador Ernesto Menezes, 52, Vila Olímpica. O telefone é (51) 3473-1922.

Lauro Alves / Agencia RBS
A pose da turma

* O CRAS Território de Paz tem os mesmos horários de atendimento e fica na Rua Orestes Pianta, 206, Parque Primavera. O telefone é (51) 3459-2171.

* As aulas de boxe para a terceira idade ocorrem nas quintas-feiras, a partir das 10h30min, no Ginásio Municipal Edgar Piccioni (Rua 24 de Agosto, 3.079, Vila Olímpica).



MAIS SOBRE

Últimas Notícias