Tenda Digital chega à Região Metropolitana - Notícias

Versão mobile

 

TV Digital01/03/2018 | 11h43Atualizada em 01/03/2018 | 11h43

Tenda Digital chega à Região Metropolitana

Às 23h59min do dia 14 de março, o sinal analógico será inadiavelmente desligado. Somente os telespectadores adaptados seguirão assistindo a programação de TV aberta

Tenda Digital chega à Região Metropolitana Felipe Nyland/Agencia RBS
Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

A partir desta quinta-feira (1), a Região Metropolitana contará com novas ações da Tenda da TV Digital da RBS TV. São equipes técnicas tirando dúvidas da população sobre a instalação do conversor e da antena digital com a parceria do Seja Digital, que aproveita a oportunidade para realizar o cadastramento de quem tem direito ao kit gratuito.

O primeiro evento, nesta quinta, será em Canoas, no bairro Guajuviras, das 10h às 16h (confira abaixo o calendário completo). É a oportunidade de esclarecer tudo antes do desligamento completo do sinal analógico em 107 cidades do Rio Grande do Sul. Às 23h59min do dia 14 de março, o sinal será inadiavelmente desligado. Significa que já a partir do primeiro minuto do dia 15 somente os telespectadores adaptados à TV Digital seguirão assistindo a programação de TV aberta, incluindo a da RBS TV.

Esse processo de desligamento, que começou no final de janeiro, ganhou mais prazo a partir de uma decisão do governo federal, tomada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). É bom lembrar que o sinal analógico já foi desligado em vários locais do país, como as regiões metropolitanas de São Paulo, Goiânia, Recife, Salvador, Fortaleza e Vitória, no Distrito Federal e em diversas cidades no Interior Paulista.

Kit pode sair de de graça

Durante estes últimos 14 dias, é importante que o telespectador confira se sua televisão mostra uma letra "A" na tela durante a programação. Isso quer dizer que o sinal recebido ainda é o analógico e que será preciso fazer mudanças para não ficar sem TV. Caso a televisão seja de tubo ou comprada antes de 2012, são necessários um conversor e uma antena digitais. Quem tem uma televisão fininha, comprada depois de 2012, só necessita instalar uma antena para receber o sinal digital.

Já quem tem TV por assinatura não precisa fazer a mudança, pois as operadoras já retransmitem o sinal digital. Mas nem todo mundo precisa comprar o kit digital. Famílias cadastradas em programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família, podem agendar e retirar o kit gratuito para a TV digital. 

Quem tem direito a esse benefício deve acessar o site Seja Digital (sejadigital.com.br/site/kit) ou ligar gratuitamente para o telefone 147 para fazer o pedido dos equipamentos. É preciso ter em mãos o Número de Identificação Social (NIS). Os equipamentos serão entregues no local, dia e horário que as famílias escolherem quando fizerem o agendamento. Para quem está fora desse grupo de beneficiados, a dica é aproveitar os feirões da TV Digital oferecidos em parceria com redes de lojas da Região Metropolitana. 

TENDA DIGITAL DA RBS TV

Quando: nesta quinta-feira (1)
Onde: Canoas
Endereço: Avenida 17 de Abril, 3.000, bairro Guajuviras (em frente ao Unisuper)
Horário: das 10h às 16h

Quando: sexta-feira (02)
Onde: Viamão
Endereço: Avenida Coronel Marcos de Andrade, 301, Centro (em frente a caixa d'água)
Horário: das 10h às 16h

Quando: dia 8
Onde: Gravataí
Endereço: Avenida Álvares Cabral, 341, bairro Morada do Vale I (Praça Ambiental)
Horário: das 10h às 16h

Quando: dia 9
Onde: São Leopoldo
Endereço: Avenida Independência, 661, Centro (em frente a TaQi)
Horário: das 10h às 16h

 

Vídeos recomendados para você

 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros