Notícias



Seu problema é nosso

Casa da Sopa ganha novos apoiadores após reportagem do Diário Gaúcho, na Capital

A sede, no bairro Santa Tereza, em Porto Alegre, estava sem ingredientes suficientes para fazer seu tradicional sopão, oferecido aos sábados e, além dos voluntários, arrecadou doações

27/04/2018 - 09h23min


Arquivo Pessoal / Leitor/DG
Fila para pegar comida na ONG

A Casa da Sopa — ONG Belém presta trabalhos voluntários há mais de 20 anos, distribuindo refeições prontas e kits com alimentos perecíveis, entregues porta a porta para cerca de 200 famílias cadastradas. 

Leia mais
Falta de luz constante no terminal Princesa Isabel traz insegurança para usuários do transporte na Capital
Dona de casa espera por consulta com especialista há mais de três anos, em Viamão
Paciente espera há mais de um ano por cirurgia, em Canoas

Em 11 de dezembro de 2017, o Diário Gaúcho relatou os obstáculos que a ONG estava enfrentando pela falta de doações. Em uma corrente de solidariedade, a organização conseguiu encher a despensa e conquistar novos voluntários. 

A sede, que fica no bairro Santa Tereza, em Porto Alegre, estava sem ingredientes suficientes para fazer seu tradicional sopão, oferecido no local todos os sábados. 

— Para muitos que vêm aqui, esta é a única refeição da semana. É de cortar o coração pensar que não íamos conseguir ajudar quem precisava — conta Abigail Dorneles dos Santos, 30 anos, voluntária e secretária da ONG. 

Abigail explica que, além dos mantimentos, outras doações tornaram o Natal de 2017 especial para crianças da comunidade: 

— Algumas pessoas também doaram roupas, sapatos e alguns brinquedos. Realmente foi especial ver o nosso estoque cheio depois das dificuldades que estávamos enfrentando para continuar. 

Arquivo Pessoal / Leitor/DG
Estoque ficou repleto após doações

Solidariedade 

Após a reportagem do Diário, a Casa da Sopa conquistou três voluntários contínuos. Comovidos pelo pedido de ajuda e pela missão da ONG, sempre que possível, eles ligam para doar mantimentos. 

Entre os novos voluntários está a agente de viagens Vanessa Parmigiani, 25 anos, moradora da Capital. Ela conta que, ao final de cada ano, faz alguma ação para ajudar alguém que precisa. Em dezembro de 2017, estava procurando uma entidade de confiança para doar. Após uma pesquisa no Google, Vanessa achou a reportagem do Diário. 

A moradora de Porto Alegre conta que Abgail foi muito transparente sobre como é o funcionamento da Casa da Sopa: 

— Infelizmente, hoje, a gente desconfia se as ONGs realmente fazem o que prometem. Pedi para ir lá conhecer, e ela (Abigail) fez questão. Fui, levei algumas doações e pude ver que fazem um trabalho sério. Tento ajudar sempre que posso, tenho certeza de que eles fazem do mundo um lugar melhor. 

Nos sábados, são disponibilizados cerca de 300 pratos de sopas. Abigail explica que as doações, após a matéria, ajudaram a Casa por mais de um mês. E seguem sendo bem-vindas. 

— Sempre dizemos: quanto mais, melhor. Cada doação possibilita que mais alguém receba ajuda — finaliza.

Saiba como ajudar

— Entre em contato com a ONG pelo Facebook da Casa da Sopa ou pelo WhatsApp (51) 99189-8693, com Abigail, e (51) 99638-5818, com Jedid. 

— O endereço é Vila Tronco II, Acesso 76, 19, bairro Santa Tereza, Porto Alegre. 

*Produção: Leticia Gomes 

Leia outras reportagens da seção Seu Problema é Nosso



MAIS SOBRE

Últimas Notícias