Notícias



Religiosidade

Cavalgada homenageia São Jorge no sul de Porto Alegre 

Santo Guerreiro foi celebrado neste domingo por centenas de pessoas em circuito entre os bairros Belém Novo e Lami

22/04/2018 - 16h16min

Atualizada em: 22/04/2018 - 21h36min


Jeniffer Gularte
Enviar E-mail
Isadora Neumann / Agencia RBS
Devoção ao percorrer vias do sul da Capital

Uma cavalgada de 16 quilômetros em homenagem a São Jorge, entre os bairros Belém Novo e Lami, no extremo sul de Porto Alegre, chegou a sua 25ª edição neste domingo (22). O dia do santo é comemorado nesta segunda-feira (23). 

O tradicional evento, realizado pelo Templo Universal da Paz Pai Francisco de Luanda – Tala, foi mais uma das celebrações que festejam um dos mais populares santos na igreja católica, que nas religiões afro é identificado como Ogum.

Leia mais
Paróquia São Jorge tem mês especial: confira a programação

Entre os fiéis que percorreram a cavalo o trajeto seguindo a imagem estavam representantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho, integrantes da Brigada Militar e de frequentadores de haras da região. 

Isadora Neumann / Agencia RBS
João Paulo com a filha Sofia: fé e tradições gaúchas

O motorista de carro por aplicativo João Paulo Silva, 35 anos, participa da cavalgada há 15 anos. Desta vez, estava acompanhado da filha Sofia, seis anos: 

– É o momento de agradecer pelo bom ano que tivemos e pelas graças alcançadas. E de dar o exemplo de fé para a filha, seguindo também as tradições gaúchas. Há dois dias Sofia não parava de falar da cavalgada, estava muito ansiosa.

Natália Ávila, sete anos, e a mãe, a cuidadora de idosos Jéssica Côrrea Klein, 27 anos, de Viamão, participaram do evento pela primeira vez, cada uma em seu cavalo. 

– Para ela, esse momento é uma diversão. Gostamos dessa integração – conta a mãe.

Isadora Neumann / Agencia RBS
Rudimar com o filho Matheus (na garupa) e o sobrinho Pietro

O motorista Rudimar Souto Alves, 33 anos, participou da cavalgada com o filho Matheus, três anos, e o sobrinho Pietro, oito anos. Para ele, o evento reúne fé e tradição e se reforça a cada ano com as amizades feitas com outros devotos.

 – Primeiro, meu sobrinho vinha no cavalo comigo, agora que ele já tem o dele. Meu filho vem desde bebê. Sempre aproveito para agradecer e pedir proteção. Todos os dias, quando saio de casa, peço isso a São Jorge – conta ele, que transporta cargas pelo Estado. 

Confira a programação dedicada a São Jorge nesta segunda-feira (23): 

Paróquia São Jorge: Avenida Bento Gonçalves, 2.948, Porto Alegre

- Alvorada Festiva às 7h

- Missas às 7h, às 8h, às 10h, às 12h, às 14h, às 16h, às 18h e às 20h

- Almoço às 12h

- Procissão Luminosa às 21h


Tenda no Calçadão de Canoas 

- Divulgação e orientação sobre o sincretismo de Ogum e São Jorge, distribuição de cartilhas sobre oferenda ecológica, exposição da imagem de São Jorge e imagens de Ogum, das 9h às 17h. Atividade em parceria com a Fauers.

- Apresentação da Turma de Tamboreiros da Fauers com professor Jorge Grinã, às 16h


MAIS SOBRE

Últimas Notícias