Conheça iniciativas que revelam o futuro  do trabalho, agora, já próximo de você - Notícias

Versão mobile

 

REPORTAGEM ESPECIAL27/04/2018 | 15h45

Conheça iniciativas que revelam o futuro  do trabalho, agora, já próximo de você

Você está pronto para competir com máquinas? Muita gente, perto de você, está. Há quem só tenha conseguido consolidar uma carreira usando a inovação para se reinventar

Há uma revolução no mundo do trabalho eclodindo ao seu redor, mesmo que você não saiba. E os limites estão sendo forçados por um contingente de ferramentas digitais cada vez mais aprimoradas, softwares e aplicativos que reivindicarão atividades exercidas por humanos

Estudo do Fórum Econômico Mundial estima que, nos próximos três anos, a Inteligência Artificial (IA) ceifará 7,1 milhões de postos de trabalho em todo planeta. Na outra ponta, 2 milhões de vagas serão criadas em áreas relacionadas à tecnologia e à computação. 

Leia mais
Robôs e algoritmos: como a inteligência artificial muda o mercado de trabalho
A cada dez mil empregos na indústria, 74 são robôs; veja a densidade por país
RBS e Tecnopuc promovem encontro para debater o Futuro do Trabalho

– O ser humano é mais lento e suscetível a erros do que um robô. Conforme as tecnologias avançarem e baratearem custos, tarefas mais repetitivas, mecânicas, serão executadas por máquinas – projeta Ricardo Basaglia, diretor executivo da consultoria de recrutamento Page Personnel.

Mas alguns estudiosos enxergam a atual onda de automação como um ensaio para algo maior, que atingirá até as atividades complexas, realizadas exclusivamente por humanos.

– A IA já desenvolve sistemas que captam quantidades enormes de informações em seu ambiente e alteram seu trabalho. Ou seja, aprendem e se adaptam como seres humanos – afirma Luís Lamb, pró-reitor de Pesquisa da UFRGS e Integrante do Comitê Gestor da Comissão Especial em Algoritmos, Combinatória e Otimização da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Sistemas cognitivos já começaram a guiar carros autônomos e a gerar softwares de composição de ambientes capazes de decorar a sala de jantar. O que quer dizer que inclusive médicos, fotógrafos, motoristas de aplicativos e arquitetos devem ficar atentos. A seguir, ZH apresenta  uma série de trabalhadores e também estudantes, de áreas como o direito, a contabilidade e até a filosofia, que não ficaram parados. 

Da criação de um e-commerce à reinvenção no plano de carreira, passando pela reestruturação total de um escritório, os exemplos são muitos – e diversificados. Podem servir de inspiração.  

A tríplice aliança da inovação na Capital

Neste mês, UFRGS, PUCRS e Unisinos firmaram acordo para transformar Porto Alegre em um polo de novos empreendimentos de base tecnológica e startups. A missão é atrair novos investimentos e reter talentos da região. Veja os pilares em cada universidade:

Tecnosinos – Parque Tecnológico de São Leopoldo

Com mais de 10 anos de atuação, fomenta novas economias das áreas de TI, automação e semicondutores, tecnologias para a saúde e socioambientais, comunicação e convergência ambiental. Há 108 empresas instaladas,com sete países, além do Brasil, representados: Alemanha, Coreia do Sul, Índia, México, França, Suíça e Suécia.

Tecnopuc – Parque Científico e Tecnológico da PUCRS

Completa 15 anos de atuação em 2018, tendo mais de 150 empresas instaladas junto ao campus da PUCRS em Porto Alegre e no Tecnopuc Viamão. Mantém convênios de colaboração e interação com mais de 150 países. Mais de 2 mil alunos da PUCRS atuam diretamente no parque.

Zenit – Parque Científico e Tecnológico da UFRGS

Foi criado em 2012 e adota modelo descentralizado, tendo suas unidades, laboratórios e recursos humanos espalhados nos quatro campi. Este modelo misto de distribuição geográfica permite o melhor aproveitamento das capacidades e estruturas existentes na universidade. No momento, 37 startups estão em incubação.

Leia a série sobre o futuro do trabalho:

 PORTO ALEGRE, RS, BRASIL - 2018.04.19 - Tecnologias ajudam nas profissões. No caso de Alysson Augusto, estudante de Filosofia, optou pela certificação pois tem um canal no YouTube sobre filosofia. (Foto: ANDRÉ ÁVILA/ Agência RBS)
Foto: André Ávila / Agencia RBS

Da Filosofia ao comércio, tecnologia permite a reinvenção profissional 

Atividades que se consolidaram ao longo dos séculos permanecem pulsantes aliadas às inovações da informação. Agora, Filosofia pode ser ensinada por meio de memes. Leia mais.

 PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 17-04-2018: advogado Gabrial Lopes Moreira, sócio de escritório de advocacia onde onde o desenvolvimento de software faz parte da rotina. Foto para matéria especial O futuro do trabalho já começou, do caderno DOC (FOTO FÉLIX ZUCCO/AGÊNCIA RBS, Editoria SuaVida).
Foto: Félix Zucco / Agencia RBS

Ferramentas digitais tornam profissionais ainda mais eficientes

Altamente especializados, advogados e contadores podem, com novos softwares, dedicar ainda mais tempo e inteligência para resolver os problemas dos clientes. Leia mais.

 PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 18-04-2018: Retrato da UX (iu-éks) Designer Juliana Dorneles, que atua na DBServer. É uma área que se preocupa com o ponto de contato de um software com as pessoas. Atualmente, ela trabalha no projeto de um site de apostas da Austrália. Matéria especial O futuro do trabalho já começou, do caderno DOC. Como os profissionais têm se qualificado para se manter competitivos para o mercado de trabalho? (FOTO: CARLOS MACEDO/AGÊNCIA RBS)
Foto: Carlos Macedo / Agencia RBS

Novas carreiras desafiam educação a se manter na velocidade do mercado 

Mais dos que conhecimentos, instituições de ensino superior começam a estimular habilidades nos alunos. Leia mais.

 


Acompanhe a série Ideias para o futuro


 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros