Notícias



REPORTAGEM ESPECIAL

Conheça iniciativas que revelam o futuro  do trabalho, agora, já próximo de você

Você está pronto para competir com máquinas? Muita gente, perto de você, está. Há quem só tenha conseguido consolidar uma carreira usando a inovação para se reinventar

27/04/2018 - 15h45min


Erik Farina
Erik Farina
Enviar E-mail
Leandro Rodrigues
Leandro Rodrigues
Enviar E-mail

Há uma revolução no mundo do trabalho eclodindo ao seu redor, mesmo que você não saiba. E os limites estão sendo forçados por um contingente de ferramentas digitais cada vez mais aprimoradas, softwares e aplicativos que reivindicarão atividades exercidas por humanos

Estudo do Fórum Econômico Mundial estima que, nos próximos três anos, a Inteligência Artificial (IA) ceifará 7,1 milhões de postos de trabalho em todo planeta. Na outra ponta, 2 milhões de vagas serão criadas em áreas relacionadas à tecnologia e à computação. 

– O ser humano é mais lento e suscetível a erros do que um robô. Conforme as tecnologias avançarem e baratearem custos, tarefas mais repetitivas, mecânicas, serão executadas por máquinas – projeta Ricardo Basaglia, diretor executivo da consultoria de recrutamento Page Personnel.

Mas alguns estudiosos enxergam a atual onda de automação como um ensaio para algo maior, que atingirá até as atividades complexas, realizadas exclusivamente por humanos.

– A IA já desenvolve sistemas que captam quantidades enormes de informações em seu ambiente e alteram seu trabalho. Ou seja, aprendem e se adaptam como seres humanos – afirma Luís Lamb, pró-reitor de Pesquisa da UFRGS e Integrante do Comitê Gestor da Comissão Especial em Algoritmos, Combinatória e Otimização da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Sistemas cognitivos já começaram a guiar carros autônomos e a gerar softwares de composição de ambientes capazes de decorar a sala de jantar. O que quer dizer que inclusive médicos, fotógrafos, motoristas de aplicativos e arquitetos devem ficar atentos. A seguir, ZH apresenta  uma série de trabalhadores e também estudantes, de áreas como o direito, a contabilidade e até a filosofia, que não ficaram parados. 

Da criação de um e-commerce à reinvenção no plano de carreira, passando pela reestruturação total de um escritório, os exemplos são muitos – e diversificados. Podem servir de inspiração.  

A tríplice aliança da inovação na Capital

Neste mês, UFRGS, PUCRS e Unisinos firmaram acordo para transformar Porto Alegre em um polo de novos empreendimentos de base tecnológica e startups. A missão é atrair novos investimentos e reter talentos da região. Veja os pilares em cada universidade:

Tecnosinos – Parque Tecnológico de São Leopoldo

Com mais de 10 anos de atuação, fomenta novas economias das áreas de TI, automação e semicondutores, tecnologias para a saúde e socioambientais, comunicação e convergência ambiental. Há 108 empresas instaladas,com sete países, além do Brasil, representados: Alemanha, Coreia do Sul, Índia, México, França, Suíça e Suécia.

Tecnopuc – Parque Científico e Tecnológico da PUCRS

Completa 15 anos de atuação em 2018, tendo mais de 150 empresas instaladas junto ao campus da PUCRS em Porto Alegre e no Tecnopuc Viamão. Mantém convênios de colaboração e interação com mais de 150 países. Mais de 2 mil alunos da PUCRS atuam diretamente no parque.

Zenit – Parque Científico e Tecnológico da UFRGS

Foi criado em 2012 e adota modelo descentralizado, tendo suas unidades, laboratórios e recursos humanos espalhados nos quatro campi. Este modelo misto de distribuição geográfica permite o melhor aproveitamento das capacidades e estruturas existentes na universidade. No momento, 37 startups estão em incubação.

Leia a série sobre o futuro do trabalho:

André Ávila / Agencia RBS

Da Filosofia ao comércio, tecnologia permite a reinvenção profissional 

Atividades que se consolidaram ao longo dos séculos permanecem pulsantes aliadas às inovações da informação. Agora, Filosofia pode ser ensinada por meio de memes. Leia mais.

Félix Zucco / Agencia RBS

Ferramentas digitais tornam profissionais ainda mais eficientes

Altamente especializados, advogados e contadores podem, com novos softwares, dedicar ainda mais tempo e inteligência para resolver os problemas dos clientes. Leia mais.

Carlos Macedo / Agencia RBS

Novas carreiras desafiam educação a se manter na velocidade do mercado 

Mais dos que conhecimentos, instituições de ensino superior começam a estimular habilidades nos alunos. Leia mais.

 


Acompanhe a série Ideias para o futuro



MAIS SOBRE

Últimas Notícias