Notícias



Devoção

Paróquia São Jorge tem mês especial: confira a programação

O dia de São Jorge é comemorado em 23 de abril, mas a paróquia do bairro Partenon, em Porto Alegre tem uma agenda diária de missas e outros eventos

15/04/2018 - 15h38min


Aline Custódio
Aline Custódio
Enviar E-mail
Anselmo Cunha / Agencia RBS
Paulo Vaz visitou a igreja no domingo

Pela primeira vez, a Paróquia São Jorge, do bairro Partenon, em Porto Alegre, ficará de portas abertas diariamente, durante todo o mês. A programação intensa é por conta da 65ª Festa de São Jorge, entre 2 e 30 de abril. Mesmo quando não há missa na agenda, os devotos não deixam de visitar o andor do santo guerreiro, na entrada da igreja. 

Neste domingo, enquanto 320 atletas amadores e profissionais participavam da 9ª Corrida de São Jorge pelas ruas do bairro, fiéis entravam e saíam da igreja, que não teve missa pela manhã por conta do evento especial. Cada um que se aproximava da imagem trazia consigo um testemunho de fé e admiração por São Jorge, um dos mais populares santos na igreja católica, ou Ogum, como o orixá é identificado nas religiões afro. O segurança Paulo Vaz, 53 anos, foi um deles. Morador de Viamão, saiu de casa especialmente para orar em frente à imagem do santo. Devoto desde criança, Paulo sempre intensifica as visitas à igreja neste mês — o dia de São Jorge é celebrado em 23 de abril.  

— Peço proteção para todas as famílias e o fim da violência. Vejo muita coisa ruim todos os dias, por conta do meu trabalho, e conto sempre com São Jorge para me manter em segurança. Agradeço a ele todos os dias — afirmou Paulo.

Anselmo Cunha / Agencia RBS
Vanessa (D) e a mãe são devotas

Ao lado da imagem, os guardiões do andor _ isolado numa área por quatro bancos da igreja _ são os responsáveis por aproximarem do manto do santo as carteiras de trabalho, crachás e bolsas alcançadas pelos que solicitam bênção e aguardam no entorno. A coordenadora de departamento pessoal Vanessa da Rosa, do bairro Bom Jesus, foi uma das que pediu proteção para o atual emprego. Enquanto outros fieis conversavam na volta da imagem, ela ajoelhou-se próximo ao santo e rezou em silêncio. 

– Pedi ajuda para mantê-lo porque preciso dar qualidade de vida e uma boa educação para a minha filha de três anos — justificou.

Anselmo Cunha / Agencia RBS

Todas as semanas, Vanessa e a mãe, a dona de casa Guaissara Montanha da Rosa, 61 anos, que estava com ela no domingo, participam de pelo menos uma missa na paróquia. 

— São Jorge abre a minha alma e ilumina o nosso caminho. Sempre volto para casa mais leve com a proteção dele — garantiu Vanessa.

Devoto convicto de São Jorge, o eletricitário aposentado José Luis Rios, 59 anos, fez questão de vir de Salvador (BA), onde mora, para participar dos festejos em Porto Alegre, local de nascimento e onde morou até o ano passado. A festa é uma tradição da família há mais de três décadas. Para reforçar a devoção, há 20 anos ele carrega uma única tatuagem: os traços do santo empunhando a espada, sobre o cavalo, estão na panturrilha direita. 

Anselmo Cunha / Agencia RBS
José Luiz veio de Salvador (BA) para participar dos festejos

— Sou apaixonado por São Jorge. O santo guerreiro nos protege o tempo todo. Estar aqui é o mínimo que eu poderia fazer, neste momento — disse. 

A paixão de José Luis é tanta, que tudo o que carrega tem a imagem do santo: no anel, no colar, na proteção do celular, na camiseta, nos adesivos do carro e, até, nos azulejos doados para o velário da igreja, onde o nome da família Rios está identificado entre os doadores. 

— É o momento de reforçarmos o pedido de paz, de saúde e de força para enfrentarmos qualquer dificuldade – finalizou. 


Guarde a oração

Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.
Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.
Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos.
Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e  submissos a vós.
Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino.


Mais informações

Fone: (51) 3336-7210
E-mail: secretaria@saojorge.org
Confira a programação em http://bit.ly/paroquiasaojorge





MAIS SOBRE

Últimas Notícias