Notícias



Seu problema é nosso

Academia pública da Praça México volta à ativa depois de seis meses, em Porto Alegre

O Diário Gaúcho mostrou em novembro do ano passado que vândalos haviam danificado os equipamentos do local, deixando-os inutilizáveis

11/05/2018 - 09h22min

Atualizada em: 08/06/2018 - 15h48min


Arquivo Pessoal / Leitor/DG
Equipamentos novos foram instalados para uso da comunidade

Os frequentadores da Praça México, principalmente os que se exercitam no local, estão mais felizes. Desde o dia 27 de abril, a academia do parque, que fica no bairro Rubem Berta, zona norte de Porto Alegre, voltou a funcionar. Agora, com equipamentos novos. 

Leia mais
Prefeitura promete novo muro e calçada, mas para obra no meio e prejudica moradores, em Viamão
Família está há seis meses sem receber aluguel social, em Porto Alegre
Paciente aguarda há três anos por cirurgia bariátrica, em Canoas

Como o Diário Gaúcho mostrou em novembro do ano passado, vândalos haviam danificado os equipamentos do local, deixando-os inutilizáveis. Morador da região e visitante assíduo da praça desde 2004, o vigilante Jorge Luís Lopes de Souza, 48 anos, foi quem procurou o jornal no final de 2017 para denunciar o caso. 

Na época, ele estava decepcionado com a situação, especialmente quando via idosos chegando ao local pela manhã para se exercitar — inclusive, cadeirantes — e encontravam os aparelhos vandalizados.

Melhorias

Seis meses depois, o cenário é outro. Além da possibilidade de exercitar nos aparelhos de ginástica disponibilizados no espaço público, os frequentadores garantem que a limpeza da praça também melhorou, assim como a iluminação do local.

— Toda segunda-feira tem equipe da prefeitura fazendo limpeza. E toda as luminárias foram trocadas, a praça está muito mais viva e utilizada pelos moradores — comemora Jorge.

Conforme o vigilante, somente o equipamento destinado a pessoas com deficiência (PCDs) ainda não foi trocado, mas os frequentadores aguardam a realização do serviço em breve.

Arquivo Pessoal / Leitor/DG
Além dos equipamentos de ginástica, manutenção da praça também está em dia, garantem os moradores

Vandalismo persiste

Entretanto, mesmo com todos os prós, Jorge relata que pequenos contras ainda precisam ser combatidos pelo poder público. Segundo o morador, o local continua sofrendo com a presença de vândalos durante a noite:

— Os delinquentes estragaram o balanço das crianças esses dias. São pessoas mal intencionadas que vem para cá causar esses problemas. 

Para ele, a principal causa do problema é a falta de vigilância da área da Praça México pela Guarda Municipal. Além disso, Jorge conta que existem câmeras de monitoramento instaladas no parque, mas não se sabe se estão funcionando.

— A Brigada Militar passa por aqui durante o dia, mas o dever de proteger e cuidar deste ambiente público também é da Guarda Municipal. Desta, exigimos mais presença — protesta o morador.

*Produção: Alberi Neto

Leia outras reportagens da seção Seu Problema é Nosso



MAIS SOBRE

Últimas Notícias