Brian vai dançar em Porto Alegre com a escola do Bolshoi - Notícias

Versão mobile

 

Sonho na ponta dos pés14/05/2018 | 07h00Atualizada em 14/05/2018 | 07h00

Brian vai dançar em Porto Alegre com a escola do Bolshoi

Pequeno bailarino ex-morador de Canoas, hoje aluno da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, volta pela primeira vez ao Estado para duas apresentações com a companhia

Brian vai dançar em Porto Alegre com a escola do Bolshoi Tadeu Vilani/Agencia RBS
Menino de canoas estuda balé na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS

Pela primeira vez, Brian Soares dos Santos, 12 anos, virá a Porto Alegre para dançar com a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. No início deste ano, o ex-morador do bairro Rio Branco, em Canoas, conseguiu se mudar com os pais e o irmão para Joinville (SC) onde se tornou aluno da única filial no mundo do Teatro Bolshoi de Moscou. A viagem só se concretizou depois que uma campanha nas redes sociais mobilizou doações.

Em Joinville, Brian está na turma dos que já possuem alguns conhecimentos da arte. O franzino guri de 1,37m e 30 quilos passará os próximos oito anos com dedicação total à busca de leveza e precisão nos movimentos. A escola do Bolshoi tem 220 alunos, todos bolsistas. Para se manter no Brasil, a instituição depende dos patrocinadores. 

Grande Suíte do Ballet Don Quixote, apresentado pelo bailarinos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
Espetáculo Don QuixoteFoto: Henry Pontual / Divulgação

E é um destes patrocinadores que trará a escola para duas apresentações beneficentes no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre, nos dias 30 e 31 de maio. A renda será revertida para a Maternidade da Santa Casa de Misericórdia. Cerca de 80 bailarinos, incluindo Brian, encenarão a Grande Suíte do Ballet Don Quixote. 

O espetáculo tem 120 minutos de duração, numa versão do bailarino e coreógrafo russo Vladimir Vasiliev. Na apresentação, Kitri e Basílio, protagonistas da obra, vivem uma intensa história de amor, heroísmo e ilusão, com traços hispânicos marcantes. Brian, que viajará pela primeira vez sem os pais, deverá ser um menino de rua na encenação. 

— Estou ansioso e muito feliz com a oportunidade de voltar ao Rio Grande do Sul dançando com a escola. Vou ter que controlar a minha emoção — confessa o pequeno bailarino. 

Leia mais
A história do guri de Canoas que vai estudar no Bolshoi
Vai começar o desafio de Brian
A nova vida de Brian, o bailarino de Canoas que estuda em uma das maiores companhias de dança do mundo

"É só o começo"

Em julho de 2017, Brian foi um dos oito selecionados entre 430 participantes da audição de inverno da instituição. Para Brian iniciar a jornada de oito anos de estudos, o pai, Gilson Garcia dos Santos, 35 anos, abandonou o emprego como pedreiro e a mãe, Fernanda dos Santos, 30 anos, deixou a função de vendedora. São eles os responsáveis por manter a rotina árdua do menino, que estuda no Bolshoi cinco manhãs por semana e cursa o sexto ano do ensino fundamental, à tarde. Ambos já estão trabalhando na nova cidade: Fernanda é servente no Hospital Municipal São José e Gilson, trabalha como ajudante de motorista numa distribuidora. O irmão mais novo de Brian, Mikael, cinco anos, está na escola. 

 JOINVILLE, SC, BRASIL,  01-03-2018. Primeiros dias de Brian, adolescente de Canoas, no Balé Bolshoi. Na foto: com o professor Dimitri Afanasyev, na aula de balé clássico.(TADEU VILANI/AGÊNCIA RBS)
Brian têm aulas são diárias no BolshoiFoto: Tadeu Vilani / Agencia RBS

Brian, cuja história de superação foi contada nas páginas do Diário Gaúcho pela primeira vez em 13 de janeiro deste ano, conheceu o balé em 2015, durante uma brincadeira com uma prima, da mesma idade dele. Dias depois, com a menina, conheceu a escola de dança frequentada por ela no bairro Rio Branco. No canto da sala, enquanto imitava as alunas, o guri despertou a atenção da professora Gabriele Schutz. Mesmo sem nenhum conhecimento, demonstrou habilidade nos alongamentos e nas técnicas avançadas da dança. Foi convidado, imediatamente, a se juntar ao grupo. 

Determinado, apesar da pouca idade, Brian enfrentou o preconceito de pessoas próximas, a negativa inicial do pai _ que, mais tarde, se tornou o maior apoiador do filho _, o medo de não conseguir manter os estudos devido às condições financeiras da família e a difícil seletiva do Bolshoi. Ele só deixou a turma da professora Gabriele quando se mudou para o Estado vizinho. 

— Ensaio muito e consigo ver a minha própria evolução, mas tem muito chão pela frente. É só o começo mesmo — afirma Brian, demonstrando maturidade. 

SERVIÇO
Grande Suíte do Balé Don Quixote _ Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
Duração: 120 min
Classificação Etária: Livre
Dias 30 e 31 de maio
Quarta e quinta, às 21h
Ingressos: de R$ 180 (galeria mezanino) a R$ 300 (plateia baixa)
Teatro do Bourbon Country (Av. Túlio de Rose, 80 / 2º andar - Shopping Bourbon Country)

/// 50% de desconto para sócios do Clube do Assinante RBS — limitado a 100 ingressos.
/// 50% de desconto para titulares e acompanhantes dos cartões Zaffari Card e Bourbon Card, adquiridos somente na bilheteria do Teatro do Bourbon Country _ limitado a 100 ingressos.
/// 10% de desconto para sócios do Clube do Assinante RBS nos demais ingressos.

 

Vídeos recomendados para você

 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros