Notícias



Seu problema é nosso

Paciente aguarda há três anos por cirurgia bariátrica, em Canoas

O Diário acompanha os passos de Rafael desde agosto de 2016. Na época, ele aguardava há nove meses por uma consulta, que foi agendada após a publicação da reportagem

08/05/2018 - 09h22min


Arquivo Pessoal / Leitor/DG
Rafael é atendido no Hospital Universitário da Ulbra, em Canoas

Quando conseguiu juntar forças para reeducar sua alimentação e procurar ajuda médica, o porteiro Rafael de Mattos Paranhos, 35 anos, não sabia que uma caminhada tão longa o esperava. Morador do bairro Niterói, em Canoas, e pesando 167,4 quilos, ele está desde 2016 na fila de espera por uma cirurgia bariátrica, também conhecida como cirurgia de redução do estômago. 

Leia mais
Jovem espera há cinco anos por tratamento para doença nas articulações, em Gravataí
Depois de sete meses, cratera em calçada da Capital é consertada
Moradores compram canos, mas prefeitura não cumpre promessa de obra, em Alvorada

Consultas 

Nestes três anos, entre altos e baixos, Rafael passou por diversas consultas com especialistas, como cardiologista, nutricionista, psicólogo e psiquiatra. Porém, a cirurgia não tem previsão de ser realizada. 

— No começo, fui informado pelo hospital que, em até dois anos, eu seria operado. Neste mês, estou completando o terceiro ano de espera. E sigo sem previsão alguma — desabafa. 

Um sonho 

As forças para seguir no tratamento vêm de um sonho: voltar ao emprego antigo, de vigilante. O morador da Região Metropolitana possui curso de escolta armada e vigilância. Entretanto, não pode mais trabalhar na área em razão do excesso de peso, isso porque não há colete à prova de balas para seu tamanho. 

Com a saída do ramo e a ida para a portaria, ele passou a ganhar 50% menos do que no emprego anterior. 

— Sofri um acidente em 2009 e corri risco de ter a perna amputada. Fiquei dois anos acamado, isso me levou à depressão. De 100 quilos, que era meu peso, fui para 205 quilos. Quando retornei ao mercado de trabalho, não podia mais ser vigilante — recorda ele. 

Dos mais de 200 quilos, Rafael conseguiu eliminar quase 40 por conta própria, pagando nutricionistas e psiquiatras de forma particular. Hoje, mesmo pesando 167,4 quilos, admite: 

— Chega uma hora em que é difícil perder peso, mesmo com todo o esforço. Só queria saber se um dia vou ser chamado para a cirurgia. 

Saga 

O Diário Gaúcho acompanha os passos de Rafael desde o início das suas tentativas. A primeira reportagem sobre o caso foi feita em 3 de agosto de 2016. Na época, ele aguardava havia nove meses por uma consulta com cirurgião. Depois da publicação no jornal, o porteiro foi chamado para o atendimento. 

Entretanto, desde a visita ao Hospital Universitário da Ulbra (HU), em Canoas, no final de 2016, até hoje, pouca coisa mudou. 

— Das consultas, já recebi laudos de liberação para cirurgia do cardiologista e da psiquiatra. O que ainda me falta são os laudo de nutricionista e psicólogo. Porém, nunca me chamam para a consulta com a nutricionista — relata Rafael.

Gamp não dá previsão sobre cirurgia 

A assessoria de imprensa do Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública (Gamp), gestora do HU, informou que Rafael está em acompanhamento nutricional e psicológico. Sua cirurgia só será agendada depois da liberação destes profissionais. 

Ainda segundo a assessoria do Gamp, não há um tempo de espera máximo. Cada caso depende das condições do paciente. 

Multidisciplinar 

Conforme o Gamp, para a realização de uma cirurgia bariátrica, o paciente precisa passar por atendimento com uma equipe multidisciplinar composta por cirurgião, psicólogo, nutricionista, endocrinologista, cardiologista, gastroenterologista, fisioterapeuta e fonoaudiólogo. 

As consultas servem para construir uma avaliação completa do quadro clínico e, só depois da liberação por todos estes profissionais, o paciente estará apto a passar pela cirurgia. O HU ainda garantiu que realiza em torno de dez procedimentos por mês e que não há falta de materiais para a realização das cirurgias. 

*Produção: Alberi Neto 

Leia outras reportagens da seção Seu Problema é Nosso 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias