Notícias



O frio chegou

Porto Alegre deve ter menor temperatura do ano na madrugada desta segunda

Termômetros devem cair para 7ºC, uma queda brusca em relação aos 13ºC previstos para a noite de domingo

20/05/2018 - 18h46min

Atualizada em: 20/05/2018 - 18h57min


GZH
GZH
Lauro Alves / Agencia RBS

Quem está impressionado com a chegada repentina do frio no Estado desde a última sexta-feira (18) deve preparar os casacos para as próximas horas. A Somar Meteorologia prevê a temperatura mínima mais baixa do ano em Porto Alegre na madrugada desta segunda-feira (21): os termômetros devem cair para 7ºC, uma queda brusca em relação aos 13ºC previstos para a noite de domingo (20). A temperatura mais baixa do ano até agora foi registrada na última terça-feira (15), 9,8ºC, também durante a madrugada.

— O frio continua em Porto Alegre durante a semana, com o avanço da massa de ar polar. Pelo menos até o próximo sábado haverá temperaturas baixas em todo Estado —prevê Eloísa Pereira, meteorologista da Somar.

Nesta segunda, a temperatura não passa de 18º na Capital, com máxima à tarde. Pela manhã deve haver forte névoa em diversos pontos da cidade. Ao longo da semana, a previsão é de que as temperaturas fiquem mais agradáveis. A próxima queda mais brusca está prevista apenas para quinta-feira, durante a madrugada, entre 5ºC e 8ºC.  Os termômetros sobem novamente na tarde de sábado, com a dispersão da massa de ar polar que está no Estado.

—A próxima onda de frio está prevista apenas para a primeira quinzena de junho no Rio Grande do Sul — indica Eloísa.

As menores mínimas do Estado na semana estão endereçadas às regiões mais altas, principalmente São José dos Ausentes e Bom Jesus, nos Campos de Cima da Serra, com 0º na madrugada de segunda-feira, e sensação térmica negativa. Em Gramado, as mínimas variam de 2ºC a 7ºC nos próximos dias. 

Com o direcionamento da chuva apenas para o Litoral do Estado, não há previsão de chuva intensa no Estado, exceto em momentos isolados nesta semana em Pelotas e Rio Grande. Mas a Marinha mantém o alerta para maré alta durante o início desta semana, com ondas de até 3,5 metros.  

O final de semana já deu mostras do frio que vem pela frente. A cidade de São José dos Ausentes registrou 3ºC na madrugada de domingo. No sábado, a cidade havia marcado 5,7ºC. Conforme a Somar, a menor temperatura registrada no município neste ano foi em 13 de maio, de 2,9ºC.

Além de São José dos Ausentes, outras cidades também registraram temperaturas baixas neste domingo. Cruz Alta e Santo Augusto, no Noroeste, marcaram 3,2ºC e 3,9ºC. Já Vacaria, nos Campos de Cima da Serra, registrou 4,8ºC.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias