Notícias



Seu problema é nosso

Problemas na entrega de sondas e seringas prejudica aposentado, em Porto Alegre

Além de arcar com o custo dos materiais, Luiz tem o gasto com antibióticos e exames para saber se os remédios estão fazendo efeito no tratamento 

02/05/2018 - 12h43min


Arquivo Pessoal / Leitor/DG
José tem problema no trato urinário

A mesa cheia de remédios e materiais para cuidar da saúde chama a atenção de quem chega na casa de José Luiz Macedo Lopes, 51 anos. Hoje, o motorista de ônibus aposentado por invalidez sofre as consequências de um problema que o acompanha desde 2002. 

Leia mais
Rede pluvial rompida aguarda conserto há mais de um ano, em Porto Alegre
Casa da Sopa ganha novos apoiadores após reportagem do Diário Gaúcho, na Capital
Falta de luz constante no terminal Princesa Isabel traz insegurança para usuários do transporte na Capital

À época, Luiz passou a ter dificuldade para urinar e sentia dores na região pélvica — que eram mascaradas com analgésicos. 

Doença 

Em outubro de 2017, o aposentado passou por uma cirurgia na bexiga, e os médicos perceberam um problema. Luiz começou a fazer cateterismo intermitente, de quatro em quatro horas, pois tem o que é conhecido como bexiga neurogênica (incapacidade de controlar o ato de urinar devido a uma disfunção na bexiga ou esfíncter urinário). Assim, Luiz precisa retirar a urina do seu corpo. 

Para isso, ele faz o uso de 120 sondas, 30 unidades de lidocaína (anestésico) e 120 seringas descartáveis por mês, além de gazes, luvas e um líquido para higienização. Entretanto, ele nunca recebeu todo o insumo do município: 

— Eles me dão menos do que preciso. 

Consequências 

Quando está sem receber os materiais, Luiz acaba reutilizando os que já tem em casa. A esposa o auxilia, esterilizando as seringas com água quente, mas não é o suficiente: 

— Estou sempre com infecções urinárias. Neste ano, em três meses, já tive cinco. 

Além de arcar com o custo das seringas e da lidocaína, Luiz tem o gasto com antibióticos e exames para ver se os remédios estão fazendo efeito para tratar a infecção. Para tratar a bexiga neurogênica, o aposentado gasta cerca de R$ 800. Se o tratamento para a infecção for considerado, o valor aumenta para R$ 1 mil. 

— Eu tenho o direito de receber de graça, mas só dizem que está em falta. Então, a gente deixa de consumir alguma coisa, porque estamos apertados por causa da compra dos remédios — relata Luiz, que diz: 

— Eu sempre fui levando, tomando analgésicos. Mas aí, vi que não dava mais. 

SMS contesta número de itens 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre informou que, conforme indica o sistema e-SUS, plataforma do Ministério da Saúde utilizada nos postos de saúde, Luiz recebeu os seguintes materiais em 23 de abril: sonda uretral de alívio número 12 (120 unidades), xilocaína gel (5 tubos) e seringas de 20ml (30 unidades). 

Ao contrário do que Luiz afirmou, que necessita de 120 seringas, a SMS argumenta que não há necessidade desse tipo de item quando é cateterismo intermitente, e que a xilocaína pode ser colocada diretamente na sonda, não sendo necessário colocar no meato urinário. 

A SMS salientou que a quantidade de material entregue foi inferior ao que indicava a receita de Luiz porque era muito acima do recomendado em normativa do Ministério da Saúde. No caso de Luiz, o órgão pediu que ele entre em contato com a Ouvidoria da Saúde. 

*Produção: Eduarda Endler 

Leia outras reportagens da seção Seu Problema é Nosso



MAIS SOBRE

Últimas Notícias