Notícias



Saúde em Porto Alegre

17 unidades de saúde e cinco farmácias distritais terão horário especial durante o jogo do Brasil

Secretaria Municipal de Saúde justifica que há baixa procura durante os jogos da Seleção Brasileira

29/06/2018 - 19h11min


Por decisão da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, 17 unidades de saúde e cinco farmácias distritais  (Modelo, Santa Marta, Bom Jesus, Sarandi e Sul Centro-Sul) terão horário de atendimento diferenciado na próxima segunda-feira (2 de julho), dia do jogo Brasil x México, pelas oitavas de final da Copa do Mundo. Nesta data, o expediente nestes postos será das 8h às 10h e das 14h às 17h. Os demais 123 postos e as outras cinco farmácias distritais continuarão com atendimento normal, das 8h às 17h. 

Segundo o coordenador-geral de Atenção Primária da Secretaria, Thiago Frank, a decisão baseou-se na baixa procura por atendimento durante os jogos anteriores da Seleção Brasileira. Como há funcionários com banco de horas para cumprir, a Secretaria optou por liberá-los neste período. As solicitações por dispensa no horário da partida ocorreram até a tarde desta sexta-feira. Só então, o órgão pôde finalizar a relação de postos que não funcionarão no período. 

— É melhor os funcionários gozarem dos horários de folga quando a procura diminui, do que em períodos de alta demanda. Se os pedidos ultrapassassem 25% do número de postos da cidade, teríamos que mudar a estratégia. Porém, isso nunca ocorre  — justifica Thiago.

O coordenador destaca que as farmácias distritais também tiveram movimento abaixo do esperado durante os jogos. Um dos exemplos é a distrital Navegantes que, no segundo e terceiro jogos, teve 34% e 45%, respectivamente, menos procura do que a média do mesmo dia e horário das outras semanas.   

— Não conseguimos dizer em números quantas pessoas procuraram cada posto porque dependemos do sistema do Ministério da Saúde, que não filtra por horário específico. Mas os relatos das equipes que mantiveram as portas abertas são de que não há procura durante os jogos — afirma Thiago. 

No segundo jogo do Brasil, 11 postos (7,8%) fecharam as portas durante a partida. No terceiro, foram 35 (25%). No total, a rede conta com 140 unidades de saúde. 

Durante a partida, órgãos do Estado, da prefeitura e do governo federal terão horários de expediente alterados. O mesmo irá ocorrer com os bancos, que abrirão pela manhã, fecharão durante o jogo e reabrirão à tarde. Alunos de escolas municipais terão aula normal. Na rede estadual e no ensino privado, as escolas terão autonomia para decidir se manterão ou não as atividades. 

Unidades de saúde com atendimento das 8h às 10h e das 14h às 17h em 2 de julho:

* Gerência Leste/Nordeste
Batista Flores
Mato Sampaio
Vila Pinto

* Gerência Glória/Cruzeiro/Cristal
São Gabriel

* Gerência Norte/Eixo-Baltazar
Beco dos Coqueiros
Jenor Jarros
Nova Gleba
Passo das Pedras I
Vila Elisabeth

* Gerência Sul/Centro-Sul
Moradas da Hípica

* Gerência Centro
Santa Marta
Modelo

* Gerência Restinga/Extremo Sul
Ponta Grossa
Belém Novo
Quinta Unidade
Pitinga
Chapéu do Sol

* Farmácias Distritais - Modelo, Santa Marta, Bom Jesus, Sarandi e Sul Centro-Sul




MAIS SOBRE

Últimas Notícias