Notícias



Tutorial

Aprenda a usar planilhas online para organizar a sua vida

04/06/2018 - 15h12min


Que tal começar o mês de junho com a vida organizada? A tecnologia pode auxiliar você a administrar a vida acadêmica, pessoal e profissional. O Google Drive possui um recurso chamado Planilhas Google, com vários modelos de base, como orçamento, lista de tarefas pendentes, roteiro de viagem, planejamento de eventos e outras situações cotidianas. Para usar, abra o Drive e clique em "Novo", no lado esquerdo da tela. Deixe o cursor em cima de "Planilhas Google", selecionando a opção "Com base em um modelo". Em seguida, todas as opções de planilhas personalizadas irão aparecer. Confira a seguir o uso de cada uma.

 Leia outras reportagens da seção Tutorial   

PESSOAL

Lista de tarefas

Reprodução / Google

Nesta planilha, você pode listar tudo que precisa fazer durante um período de tempo. O modelo é dividido em tarefa, data e checagem. Assim que você realizar o seu dever, é só digitar um "X" e a tarefa aparecerá riscada, por ter sido concluída. Caso você queira alterar o estilo dos itens, clique em "Formatar" e em seguida Formatação "Condicional", na margem superior.

Orçamento

Reprodução / Google

O Drive oferece dois tipos de planilha de orçamento, a mensal e a anual. Ambas são intuitivas e você só precisa preencher os valores conforme a tabela indica. Na anual, há divisão de configuração, despesa, renda e resumo. Já a mensal pode parecer um pouco mais complicada, pois são mais itens para preencher, sendo dividida em resumo e transações. 

Agenda

Reprodução / Google

Bem parecida com uma agenda física, a agenda do Google Drive possui um calendário do ano e nas seguintes abas ano a ano. Em cada mês, é possível preencher os compromissos diários e ainda colocar observações. Em outra tabela, intitulada "Programação Diária", é possível preencher sua agenda com a divisão de horários, com a duração de uma semana.

Lista de jogadores

Reprodução / Google

A planilha "Lista de jogadores" é para aqueles que são apaixonados por esportes. No Drive, é possível preencher com informações dos jogadores, como nome, sobrenome, telefone, e-mail, posição e observação. A comissão técnica do time também tem seu espaço, com as mesmas informações.

Dica: Além das planilhas citadas acima, existem ainda opções para questões mais específicas, como Roteiro de viagem, Planejamento de casamento e Vantagens e Desvantagens.  

 Leia outras reportagens da seção Tutorial   

ESCOLAR

Presença

Reprodução / Google

Essa tabela é para os professores. Ela é dividida pelas datas e nomes de alunos. Assim, é possível preencher as faltas, os atrasos e as presenças. Na margem inferior, é possível personalizar os códigos.

Controle de tarefas

Reprodução / Google

Essa planilha é para quem é aluno, com a finalidade de controlar as tarefas escolares. Ela é dividida em: matéria, tarefa, status, hora, data de início e prazo. No status, por exemplo, é possível sinalizar até mesmo se a tarefa foi pausada.

PARA SUA EMPRESA

Reprodução / Google

Essas opções são para quem tem empresa. Faça você mesmo as faturas dos seu negócio: para preencher, são necessárias as informações comuns de um boleto bancário, como valor, vencimento, número da fatura, nome de quem pagará e descrição dos itens da compra, com preço total e ajustes. Outra planilha é o cronograma mensal, em que o empregador pode fazer um sistema de controle de horas. Na tabela "Relatório de despesas" você pode preencher as categorias com descrição, data, valor e observações. Também é possível dividir pelos funcionários. Há também as opções "Ordem de compra", "Cronograma de turno dos funcionários", "Orçamento empresarial anual" e "Demonstrativos financeiros".

Produção: Eduarda Endler

 Leia outras reportagens da seção Tutorial   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias