Esteio tem campanha do agasalho com loja a céu aberto - Notícias

Versão mobile

 

Solidariedade20/06/2018 | 08h00Atualizada em 20/06/2018 | 08h00

Esteio tem campanha do agasalho com loja a céu aberto

Projeto da prefeitura de Esteio distribui doações numa loja móvel, que percorre os bairros da cidade

Esteio tem campanha do agasalho com loja a céu aberto Lauro Alves/Agencia RBS
Nicole escolheu roupas para ela e os dois irmãos Foto: Lauro Alves / Agencia RBS

Entre as gôndolas montadas nas caixas de papelão encapadas com TNT, Nicole Vitória Rosa, sete anos, nem esperou a aproximação da mãe, a dona de casa Denise Rosa, 23 anos, para começar a escolher as peças de roupa favoritas. As duas estavam na Loja Social Móvel, no bairro Três Marias, em Esteio, na manhã de terça-feira (19). A loja a céu aberto, transportada numa van, faz parte da campanha do agasalho da Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo e percorrerá as comunidades da cidade distribuindo gratuitamente agasalhos, calçados e até bijouterias à população em situação de vulnerabilidade social. Sem preocupar-se com o pagamento, Nicole foi "às compras" sozinha para completar o guarda-roupa de casa.

— Vou levar um casaco para ir à escola, um blusão bem quente e uma calça legging — calculou, enquanto analisava cada artigo retirado das gôndolas e araras espalhadas na calçada de uma das ruas do Três Marias.

 ESTEIO - RIO GRANDE DO SUL - BRASIL - Loja Social Móvel - Campanha do Agasalho de 2018 da prefeitura de Esteio distribui doações nos bairros da cidade. Na foto a direita, Ivanir da Silva Ferreira  (FOTO: LAURO ALVES)
Roupas ficam expostas em manequins, araras e caixas encapadas com TNTFoto: Lauro Alves / Agencia RBS

Segundo a secretária de Cidadania, Tatiana Tanara Figueiredo, a ideia do projeto surgiu da necessidade de realizar uma campanha do agasalho diferenciada. A cada dia, o veículo da prefeitura estará numa região diferente ofertando roupas e calçados recebidos por meio de doações.

— Poder escolher o que vai usar é uma forma de demonstrar respeito. Não doamos de forma indiscriminada, sem que a pessoa tenha a chance de escolher aquilo que realmente está precisando. Isso é o mais dignificante dessa ação — justificou Tatiana. 

Leia mais
Voluntários participam da coleta de agasalhos pelas ruas de Porto Alegre
Saiba como viajar pelo mundo com tudo pago e promovendo ações de sustentabilidade social
Projeto Ouviravida busca novos parceiros

Transformação

Este é o segundo inverno da Loja Social Móvel. Até o final de julho estão previstas, pelo menos, mais 18 ações em nove bairros de Esteio. Tatiana destaca que todo o material selecionado passa por lavagem, secagem, separação e dobra antes de fazer parte da Loja. O serviço é feito com o auxílio dos inscritos no Conta Comigo, programa de voluntariado municipal. 

— Não aceitamos roupas rasgadas ou sujas, sem condição de uso. As pessoas começaram a entender que roupa doada não é lixo. Aos poucos, vamos transformando a nossa sociedade — ressaltou a secretária. 

E foi a preocupação do órgão em oferecer artigos com qualidade que levou a dona de casa Ivanir da Silva Ferreira, 53 anos, moradora há cinco anos do Três Marias, a entrar na fila para escolher roupas para a família. Saiu com sapato de couro, calças e blusas masculinas para o filho, e blusas de lã para ela. 

— Perdemos parte das roupas da família na enchente de 2016 e ainda não conseguimos recuperar tudo. Depois de passar pela Loja, acho que economizei mais de R$ 500 em compras. Valeu muito a pena! — comentou. 

 ESTEIO - RIO GRANDE DO SUL - BRASIL - Loja Social Móvel - Campanha do Agasalho de 2018 da prefeitura de Esteio distribui doações nos bairros da cidade. Na foto, Uriel Soares. (FOTO: LAURO ALVES)
Uriel adorou as roupasFoto: Lauro Alves / Agencia RBS

Faceiro com a oferta em quantidade, o estudante Uriel Soares, 11 anos, não se limitou a escolher um único casaco: aproveitou para levar cinco, dois deles apeluciados por dentro para os dias mais frios. Até um cachecol foi para a sacola do menino.

— Cresci rápido e estava sem roupas para passar o inverno. A ajuda veio em boa hora — contou, enquanto mostrava cada peça para a mãe, a dona de casa Aline da Silva, 32 anos. 

Meta

Qualquer pessoa pode pegar até dez artigos, bastando apenas o preenchimento de um cadastro. Quem possui pendências com o Cadastro Único, como endereço desatualizado ou benefício bloqueado, é encaminhado ao Centro de Referência em Assistência Social do Território da Paz (Rua Orestes Pianta, 206 _ Parque Primavera). E 2017, o programa doou mais de 4,5 mil peças de roupas, beneficiando mais de 300 famílias. Neste ano, com calendário organizado de entrega, a meta é chegar a 15 mil. 

 ESTEIO - RIO GRANDE DO SUL - BRASIL - Loja Social Móvel - Campanha do Agasalho de 2018 da prefeitura de Esteio distribui doações nos bairros da cidade.Na foto Nicole Vitória da Silva Diogo Rosa, sete anos, escolheu diversas peças para levar. Ela com a mãe Denise Berté da Sila Rosa. (FOTO: LAURO ALVES)
Nicole também levou uma mochilaFoto: Lauro Alves / Agencia RBS

Se depender da pequena Nicole, que ficou mais de uma hora separando o que levar para casa, o objetivo da prefeitura será alcançado. Animada com a possibilidade de escolher roupas também para os irmãos de um e quatro anos, a menina encheu quatro sacolas plásticas com artigos variados. Mas último item escolhido por ela estava pendurado numa cerca, em meio a bolsas femininas para doação, será estreado na escola: uma mochila rosa. 

Para doar em Esteio

* O ponto de coleta das peças de vestuário, calçados e outras doações fica na sede da SMCTE (Rua Engenheiro Hener de Souza, 150), de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. 

* As roupas doadas são encaminhadas para lavagem, secagem, separação e dobra e, após, serão entregues para a Loja Social. 

 ESTEIO - RIO GRANDE DO SUL - BRASIL - Loja Social Móvel - Campanha do Agasalho de 2018 da prefeitura de Esteio distribui doações nos bairros da cidade. (FOTO: LAURO ALVES)
Varal repleto de roupas Foto: Lauro Alves / Agencia RBS

Próximas edições da Loja Social Móvel

/// Bairro São Sebastião
Quando: 20 de junho, das 10h às 16h
Onde: Rua Ezequiel Nunes Filho, 79 — Vila Ezequiel 

/// Santo Inácio
Quando: 21 de junho, das 13h30min às 17h, e 22 de junho, das 8h30min às 11h30min
Onde: Cmecis (Rua Henrique de Paula Silveira, 13 — Santo Inácio)

/// Votorantim
Quando: 25 de junho, das 13h30min às 17h, e 26 de junho, das 8h30min às 11h30min
Onde: Rua Ayrton Senna da Silva, 303 — Votorantim

 ESTEIO - RIO GRANDE DO SUL - BRASIL - Loja Social Móvel - Campanha do Agasalho de 2018 da prefeitura de Esteio distribui doações nos bairros da cidade. Na foto a direita, Ivanir da Silva Ferreira  (FOTO: LAURO ALVES)
Opções para todas as idadesFoto: Lauro Alves / Agencia RBS

/// Boqueirão
Quando: 28 de junho, das 13h30min às 17h, e 29 de junho, das 8h30min às 11h30min
Onde: Travessa Alvina Francisca, 52 — Jardim Planalto

/// Jardim das Figueiras
Quando: 2 de julho, das 13h30min às 17h, e 3 de julho, das 8h30min às 11h30min
Onde: Rua 1° de Março, 625 — Parque Primavera

/// São José
Quando: 9 de julho, das 13h30min às 17h, e 10 de julho, das 8h30min às 11h30min
Onde: Rua São Borja — São José

/// Praça da Juventude
Quando: 19 de julho, das 13h30min às 17h, e 20 de julho, das 8h30min às 11h30min
Onde: Avenida Porto Alegre, 505

/// Vila Nova/Navegantes
Quando: 23 de julho, das 13h30min às 17h, e 24 de julho, as 8h30min às 11h30min
Onde: Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) — Rua Rio Grande, 2363 — Navegantes

/// Centro
Quando: 31 de julho, das 13h30min às 17h
Onde: Rua Garibaldi (Rua Coberta)

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros