Notícias



Solidariedade

Esteio tem campanha do agasalho com loja a céu aberto

Projeto da prefeitura de Esteio distribui doações numa loja móvel, que percorre os bairros da cidade

20/06/2018 - 08h00min


Aline Custódio
Aline Custódio
Enviar E-mail
Lauro Alves / Agencia RBS
Nicole escolheu roupas para ela e os dois irmãos

Entre as gôndolas montadas nas caixas de papelão encapadas com TNT, Nicole Vitória Rosa, sete anos, nem esperou a aproximação da mãe, a dona de casa Denise Rosa, 23 anos, para começar a escolher as peças de roupa favoritas. As duas estavam na Loja Social Móvel, no bairro Três Marias, em Esteio, na manhã de terça-feira (19). A loja a céu aberto, transportada numa van, faz parte da campanha do agasalho da Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo e percorrerá as comunidades da cidade distribuindo gratuitamente agasalhos, calçados e até bijouterias à população em situação de vulnerabilidade social. Sem preocupar-se com o pagamento, Nicole foi "às compras" sozinha para completar o guarda-roupa de casa.

— Vou levar um casaco para ir à escola, um blusão bem quente e uma calça legging — calculou, enquanto analisava cada artigo retirado das gôndolas e araras espalhadas na calçada de uma das ruas do Três Marias.

Lauro Alves / Agencia RBS
Roupas ficam expostas em manequins, araras e caixas encapadas com TNT

Segundo a secretária de Cidadania, Tatiana Tanara Figueiredo, a ideia do projeto surgiu da necessidade de realizar uma campanha do agasalho diferenciada. A cada dia, o veículo da prefeitura estará numa região diferente ofertando roupas e calçados recebidos por meio de doações.

— Poder escolher o que vai usar é uma forma de demonstrar respeito. Não doamos de forma indiscriminada, sem que a pessoa tenha a chance de escolher aquilo que realmente está precisando. Isso é o mais dignificante dessa ação — justificou Tatiana. 

Transformação

Este é o segundo inverno da Loja Social Móvel. Até o final de julho estão previstas, pelo menos, mais 18 ações em nove bairros de Esteio. Tatiana destaca que todo o material selecionado passa por lavagem, secagem, separação e dobra antes de fazer parte da Loja. O serviço é feito com o auxílio dos inscritos no Conta Comigo, programa de voluntariado municipal. 

— Não aceitamos roupas rasgadas ou sujas, sem condição de uso. As pessoas começaram a entender que roupa doada não é lixo. Aos poucos, vamos transformando a nossa sociedade — ressaltou a secretária. 

E foi a preocupação do órgão em oferecer artigos com qualidade que levou a dona de casa Ivanir da Silva Ferreira, 53 anos, moradora há cinco anos do Três Marias, a entrar na fila para escolher roupas para a família. Saiu com sapato de couro, calças e blusas masculinas para o filho, e blusas de lã para ela. 

— Perdemos parte das roupas da família na enchente de 2016 e ainda não conseguimos recuperar tudo. Depois de passar pela Loja, acho que economizei mais de R$ 500 em compras. Valeu muito a pena! — comentou. 

Lauro Alves / Agencia RBS
Uriel adorou as roupas

Faceiro com a oferta em quantidade, o estudante Uriel Soares, 11 anos, não se limitou a escolher um único casaco: aproveitou para levar cinco, dois deles apeluciados por dentro para os dias mais frios. Até um cachecol foi para a sacola do menino.

— Cresci rápido e estava sem roupas para passar o inverno. A ajuda veio em boa hora — contou, enquanto mostrava cada peça para a mãe, a dona de casa Aline da Silva, 32 anos. 

Meta

Qualquer pessoa pode pegar até dez artigos, bastando apenas o preenchimento de um cadastro. Quem possui pendências com o Cadastro Único, como endereço desatualizado ou benefício bloqueado, é encaminhado ao Centro de Referência em Assistência Social do Território da Paz (Rua Orestes Pianta, 206 _ Parque Primavera). E 2017, o programa doou mais de 4,5 mil peças de roupas, beneficiando mais de 300 famílias. Neste ano, com calendário organizado de entrega, a meta é chegar a 15 mil. 

Lauro Alves / Agencia RBS
Nicole também levou uma mochila

Se depender da pequena Nicole, que ficou mais de uma hora separando o que levar para casa, o objetivo da prefeitura será alcançado. Animada com a possibilidade de escolher roupas também para os irmãos de um e quatro anos, a menina encheu quatro sacolas plásticas com artigos variados. Mas último item escolhido por ela estava pendurado numa cerca, em meio a bolsas femininas para doação, será estreado na escola: uma mochila rosa. 

Para doar em Esteio

* O ponto de coleta das peças de vestuário, calçados e outras doações fica na sede da SMCTE (Rua Engenheiro Hener de Souza, 150), de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. 

* As roupas doadas são encaminhadas para lavagem, secagem, separação e dobra e, após, serão entregues para a Loja Social. 

Lauro Alves / Agencia RBS
Varal repleto de roupas

Próximas edições da Loja Social Móvel

/// Bairro São Sebastião
Quando: 20 de junho, das 10h às 16h
Onde: Rua Ezequiel Nunes Filho, 79 — Vila Ezequiel 

/// Santo Inácio
Quando: 21 de junho, das 13h30min às 17h, e 22 de junho, das 8h30min às 11h30min
Onde: Cmecis (Rua Henrique de Paula Silveira, 13 — Santo Inácio)

/// Votorantim
Quando: 25 de junho, das 13h30min às 17h, e 26 de junho, das 8h30min às 11h30min
Onde: Rua Ayrton Senna da Silva, 303 — Votorantim

Lauro Alves / Agencia RBS
Opções para todas as idades

/// Boqueirão
Quando: 28 de junho, das 13h30min às 17h, e 29 de junho, das 8h30min às 11h30min
Onde: Travessa Alvina Francisca, 52 — Jardim Planalto

/// Jardim das Figueiras
Quando: 2 de julho, das 13h30min às 17h, e 3 de julho, das 8h30min às 11h30min
Onde: Rua 1° de Março, 625 — Parque Primavera

/// São José
Quando: 9 de julho, das 13h30min às 17h, e 10 de julho, das 8h30min às 11h30min
Onde: Rua São Borja — São José

/// Praça da Juventude
Quando: 19 de julho, das 13h30min às 17h, e 20 de julho, das 8h30min às 11h30min
Onde: Avenida Porto Alegre, 505

/// Vila Nova/Navegantes
Quando: 23 de julho, das 13h30min às 17h, e 24 de julho, as 8h30min às 11h30min
Onde: Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) — Rua Rio Grande, 2363 — Navegantes

/// Centro
Quando: 31 de julho, das 13h30min às 17h
Onde: Rua Garibaldi (Rua Coberta)


MAIS SOBRE

Últimas Notícias