Notícias



Saúde

Hospital da Restinga: anúncio do novo gestor é adiado pela segunda vez

Prevista para esta segunda-feira (11), a divulgação do nome da entidade foi adiada para até o próximo dia 15

11/06/2018 - 12h39min

Atualizada em: 12/06/2018 - 14h02min


Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Hospital atende pacientes de todos os bairros do Extremo-Sul da cidade

Faltando menos de um mês para encerrar o contrato com o atual gestor do Hospital Restinga Extremo-Sul, na Capital, ainda está indefinido quem assumirá a gerência e a operação da instituição. Programado pela Secretaria Municipal de Saúde para ser publicado no Diário Oficial de Porto Alegre, em 7 de junho, o anúncio já foi prorrogado duas vezes. Agora, a promessa é anunciar até 15 de junho o nome da organização da sociedade civil. 

Em nota divulgada nesta segunda-feira, a Secretaria Municipal de Saúde informou que "devido à necessidade de diligência jurídica para apuração de fatos apontados em recurso apresentado, a Secretaria Municipal de Saúde torna pública a decisão de novamente prorrogar o prazo de divulgação do resultado da Chamada Pública 01/2018 — referente ao credenciamento de organizações da sociedade civil para execução das atividades de atenção à saúde a fim de realizar o gerenciamento e a operacionalização das ações e serviços de saúde no Hospital Restinga e Extremo-Sul — para até o dia 15 de junho de 2018, podendo o resultado ser divulgado antes, a depender dos resultados oriundos dessa diligência". 

A instituição selecionada assinará termo de colaboração com a Secretaria, com duração de 60 meses, já que o contrato com o Hospital Moinhos de Vento, atual administrador, termina em 30 de junho. Os critérios para o julgamento das propostas de trabalho foram avaliações técnica (70%) e financeira (30%), com análise de experiência, qualidade assistencial, proposta de fluxos assistenciais e de atendimento, valores financeiros e o plano de transição propostos para a ampliação dos serviços do hospital.

A Secretaria garante que a gestão será compartilhada com o Moinhos até que o processo de transição esteja concluído e que a população atendida pelo Hospital da Restinga não deverá ser afetada no período de transição. Continuarão sendo ofertados os serviços de internação e emergência 24 horas adulto e pediátrica, os exames de diagnóstico para a instituição e para a rede e as consultas de ambulatório nas áreas de infectologia e medicina interna. 

Orçamento

A previsão de orçamento está entre R$ 2,59 milhões e R$ 3,7 milhões. O edital prevê a abertura de uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), a ampliação do número de leitos do complexo de 62 para 111 leitos — divididos entre pediátricos, adultos e UTI —, a criação de quatro blocos cirúrgicos, ambulatório e pronto-atendimento de traumatologia (aberto 12 horas por dia, seis dias por semana), e abertura de ambulatórios de infectologia, medicina interna, infectologia e urologia, além de uma emergência. 

Quanto aos exames, está prevista a oferta do exame de endoscopia, que ainda não é oferecido, e a ampliação da oferta das seguintes especialidades: análises clínicas, ecografia, mamografia, raio X, eletrocardiograma e tomografia. 

 

O que o hospital já possui

* Atendimento de emergência
* Internação pediátrica e adulta
* Exames laboratoriais e de Imagem
* Ecografia

O que virá com o novo contrato

* UTI
* Ampliação de exames para a rede de atenção primária (tomografia, ecografia, mamografia, exames laboratoriais, endoscopia digestiva alta e baixa, eletrocardiograma e raio X)
* Abertura de quatro salas cirúrgicas e ampliação dos ambulatórios de medicina interna, infectologia, traumatologia, cirurgia-geral e urologia.
* Com o acréscimo de 49 leitos aos 62 existentes, o hospital deverá oferecer 111 leitos de internação. 

 Confira aqui os melhores cupons e ofertas 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias