Notícias



Saúde na Capital

Hospital da Restinga: UTI é prioridade

Prazo para a Associação Hospitalar Vila Nova assumir a gestão foi prorrogado por até 90 dias

18/06/2018 - 17h29min


Lívia Stumpf / Agencia RBS
Uma das recepções do hospital

A Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) deve ser o primeiro novo setor a ser implantado no Hospital da  Restinga  e Extremo-Sul, em Porto Alegre, a partir da chegada da Associação Hospitalar Vila Nova (AHVN), vencedora da  concorrência pública   para assumir a gestão no lugar o Hospital Moinhos de Vento. O prazo será divulgado conforme plano de transição, que começou a ser definido ontem, em reunião envolvendo os gestores e a Secretaria Municipal de Saúde. 

O Ministério da Saúde aprovou uma prorrogação do atual contrato do Moinhos de Vento por até 90 dias para que os serviços não sofram nenhuma interrupção e o novo gestor assuma de forma gradual, mas já implementando os novos serviços. Ainda nesta semana, deverá ser anunciado o cronograma de seleção dos funcionários que serão contratados pelo novo gestor. Haverá um detalhamento de quantitativo, forma de seleção e datas. Hoje, 341 colaboradores estão vinculados ao hospital. Destes, 57% dos trabalhadores de nível técnico e médio são moradores da região.

A AHVN é a atual gestora do Hospital Vila Nova, com 411 leitos que atendem totalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na Restinga, a gestão será realizada por meio de um termo de colaboração. Além da instalação da UTI, estão previstas a ampliação de 62 para 111 leitos _ divididos entre pediátricos, adultos e UTI _, a criação de quatro blocos cirúrgicos, ambulatório e pronto-atendimento de traumatologia (aberto 12 horas por dia, seis dias por semana), abertura de ambulatórios de infectologia, medicina interna, infectologia e urologia, e a ampliação de exames da rede primária _ com tomografia, ecografia, mamografia, exames laboratoriais, endoscopia digestiva alta e baixa, eletrocardiograma e raio X.  


MAIS SOBRE

Últimas Notícias