Gêmeos comemoram 102 anos juntos em Porto Alegre - Notícias

Versão mobile

 

Longevidade03/07/2018 | 07h00Atualizada em 03/07/2018 | 07h00

Gêmeos comemoram 102 anos juntos em Porto Alegre

Os irmão Godofredo e Francisca se reuniram no último domingo na Zona Sul da Capital

Gêmeos comemoram 102 anos juntos em Porto Alegre Fernando Gomes/Agencia RBS
A comemoração neste domingo reuniu filhos e netos de Francisca Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS

Os gêmeos Godofredo Fay Neto e Francisca Fay Medina, moradores da Capital, completam hoje (03) 102 anos. O Diário Gaúcho acompanha a trajetória dos irmãos desde quando celebraram seu centenário, com uma grande festa, em 2016. 

Neste ano, a comemoração foi mais familiar, apenas com alguns parentes, bolo e velas para o Parabéns. Foi no domingo (01), na Clínica em que Godofredo vive atualmente, no bairro Tristeza. Os irmãos são os únicos que permanecem vivos entre os seis filhos do funcionário dos Correios Mario e da dona de casa Isabel.

A zona sul da Capital sempre foi a casa dos irmãos. Na madrugada de 3 de julho de 1916, no bairro Glória, os gêmeos nasceram, pelas mãos da avó, que era parteira e homeopata. Francisca, a Chiquita, mora no bairro Teresópolis, no andar de baixo da casa da filha Marlene, 67 anos. Acompanhada de uma inseparável vira-latas, a Fofa, e de duas cuidadoras. 

Leia mais
Irmãos gêmeos comemoram 100 anos em festa de família na Zona Sul
Gêmeos da Capital contam o segredo da longevidade

Comunicativa

Com mais de uma década de vida, Chiquita é bem ativa e lúcida, gosta de estar na rua e é muito comunicativa.

 Ela adora uma festa, estava bem contente com a festa. Mas já tem dificuldades para ouvir. Já ele fala baixinho, então, às vezes, a Chiquita achava que ele não a estava escutando — conta a neta de Francisca, Paula Medina Cavalli, 44 anos, sobre o encontro dos dois no último domingo.

— Sou feliz por estar com saúde e poder estar com a minha família  — diz Francisca.

Godofredo vive há dois anos com o acompanhamento das cuidadoras na Clínica. Com a fala baixa, Netinho sempre foi o mais reservado entre os dois. O ex-funcionário do Banco do Brasil agradece a Deus por ter chegado aos 102 anos e poder compartilhar esse momento com a família.

O número de herdeiros da dupla é grande. Netinho e Chiquita chegam aos 102 com quatro filhos cada um, 17 netos e 20 bisnetos.

 PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 03-07-2016: Festa de aniversário de 100 anos dos gêmeos Godofredo Fay Neto e Francisca Fay Medina na sede de Afufe, na zona sul de Porto Alegre. (Foto: Mateus Bruxel / Agêncis RBS)
Os irmãos contam com quatro filhos cada um, 17 netos e 20 bisnetosFoto: Mateus Bruxel / Agencia RBS

Segredos da longevidade

Em entrevista ao Diário Gaúcho na época do centenário, Netinho e Chiquita contaram os segredos para a longevidade em dose dupla. Para Francisca, não provocar brigas, ter muitos afilhados e gostar de crianças é fundamental para ter uma vida longa. Já Godofredo, disse que cuidar da alimentação é essencial. Além de não tomar bebidas alcoólicas, não fumar, estar sempre em casa, ser casado e amar a esposa, cuidar bem dos filhos e ser um homem digno. 


 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros