Belo exemplo
Jovem do bairro Mario Quintana é a única finalista do Estado em prêmio nacional de empreendedorismo
Bruna, que chegou a morar na rua na infância, criou, com uma amiga, o brechó online La Vie en Rose
Uma moradora do bairro Mario Quintana, na zona norte de Porto Alegre, é a única finalista do Estado no Prêmio Inova Jovem Empreendedor, concedido pela Secretaria Nacional de Juventude. Os vencedores serão conhecidos hoje à tarde, em uma cerimônia em Brasília.
O projeto que colocou Bruna Militão da Silva, 25 anos, no grupo de 30 escolhidos entre ideias de todo o Brasil é o brechó online La Vie en Rose, criado em 2016 com a amiga Hellen Caroline Soares, 21 anos.
A infância de Bruna foi transitando entre morar na rua, em abrigos ou em casas de terceiros. Ter um brechó sempre foi um sonho. O La Vie en Rose surgiu a partir de uma atividade do curso técnico de Publicidade que ela estudava.
– Como fui moradora de rua, vestir roupas de brechós sempre foi uma realidade – conta Bruna.
No início, as amigas vendiam as próprias roupas que não eram mais usadas. Hoje, rodam Porto Alegre garimpando peças para venderem online.
Valorização
Em abril deste ano, Bruna participou do Inova Jovem, curso destinado a jovens empreendedores da periferia. Lá, pôde aprimorar seus conhecimentos nas áreas financeira e de pesquisa.
– Com a pesquisa, por exemplo, descobri que muita gente não comprava minhas roupas porque não vendíamos tamanhos maiores. Não era porque as roupas não tinham qualidade ou porque eram de brechós – relata.
Leia também:
Empreendedorismo: conheça histórias de sucesso na periferia
As lições de otimismo do ex-catador de latinhas que hoje fatura R$ 50 milhões por ano
Bruna ressalta que uma das maiores lições que levou do curso foi a valorização do próprio negócio.
– Temos essa noção de que algo pequeno não vai dar muito dinheiro, mas, por outro lado, pode ser algo que te satisfaz, algo que vai te fazer bem – destaca.
O objetivo é, futuramente, transformar o brechó em uma marca de roupas própria. Mas a empreendedora enfatiza que não dá para tirar os pés do chão – ainda é preciso trabalhar muito. Independentemente do resultado, Bruna diz estar feliz por ter chegado entre os dez finalistas na categoria Histórico Social.
– Mesmo não ganhando, só de estar participando é muito legal. Nos deu força, mostrou que a ideia tem potencial e que estamos no caminho certo – comemora ela, salientando que o grande prêmio é a visibilidade conquistada pelos projetos.
O La Vie en Rose nas redes sociais
/// No Facebook, buscar La Vie en Rose Brechó
Trabalho duro e aulas de balé
Bruna viveu com a mãe na rua e em abrigos até os seis anos de idade. Em 2000, ganharam a casa em que vivem até hoje, no bairro Mario Quintana. Técnica em publicidade, Bruna trabalha desde os 14 anos. Antes de empreender, atuou como recepcionista.
Hoje, além do brechó, a empreendedora dá aulas de balé em uma igreja do bairro. Apaixonada pela arte, Bruna dança desde os 16 anos.
Saiba mais
/// O Inova Jovem é organizado pela Secretaria Nacional de Juventude. Por cinco dias, os alunos recebem aulas teóricas e práticas de empreendedorismo e criam a própria empresa. Ao concluir o curso, seguem recebendo assessoria.
/// O Prêmio Inova Jovem Empreendedor seleciona 30 participantes de destaque do curso em todo o Brasil.
/// São três categorias: Performance Financeira, Histórico Social e Inovação. A premiação ocorrerá nesta sexta-feira (12) à tarde, em Brasília.