Notícias



Água na Boca

Lasanha Holandesa: os segredos de uma receita vencedora

Prato elaborado por Andréia Gianotti Schnitzer, moradora de Porto Alegre, venceu o Concurso Culinária do Diário Gaúcho, realizado em parceria com Asun Supermercados

17/07/2018 - 17h33min

Atualizada em: 22/07/2018 - 16h25min


Divulgação / Lacerda Fotografia

O Concurso Culinária, uma parceria de Asun Supermercados com o Diário Gaúcho, teve como vencedora uma receita cheia de histórias, elaborada pela assistente social desempregada Andréia Gianotti Schnitzer, 44 anos, da zona norte de Porto Alegre. A Lasanha Holandesa surgiu no momento em que decidiu preparar lanches para vender, já que estava sem emprego e precisando sustentar os dois filhos, e foi um inusitado pedido de um vizinho do bairro onde mora, o IAPI. A lasanha de legumes foi batizada dessa forma porque era preparada por uma ex-mulher do cliente, que é holandesa. 

– Foi aí que surgiu o nome da receita. Pesquisei no supermercado, pensando em como iria fazer para criar um prato único, diferente. Queria agradar o cliente e não fazê-lo ficar lembrando da ex-esposa – conta Andréia, bem-humorada.

Para você preparar essa delícia em casa, publicamos a grande vencedora do concurso em todos os seus detalhes. Aproveite!

Leia mais:
Outras receitas do Água na Boca
Confira quem foram os demais vencedores do Concurso Culinária

Lasanha Holandesa

Divulgação / Lacerda Fotografia

INGREDIENTES

Massa caseira (panqueca)
- 3 ovos
- 1 colher (chá) de manteiga
- 1 e 1/2 copo de leite
- Sal a gosto
- Farinha (em quantidade que não deixe a massa muito fina nem muito grossa)

Refogado de legumes
- 1 berinjela picada em cubos
- 1 abobrinha picada em cubos
- 1 cebola picada
- 1 tomate picado
- 1 pedaço pequeno de pimentão picado
- 2 dentes de alho picados
- 1 cenoura cozida picada

Molho branco
- 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 xícara de leite
- Sal a gosto 

Demais ingredientes, para a montagem
- Queijo gorgonzola a gosto
- Queijo ralado a gosto
- Manjericão a gosto
- Manjerona a gosto
- Orégano a gosto

PREPARO

Massa caseira: bata todos os ingredientes no liquidificador e vá testando a farinha, até deixar a massa em um ponto que fique nem muito líquida nem muito encorpada. Pegue uma concha da mistura e despeje em uma frigideira média, em fogo médio. Espalhe essa massa pela frigideira, inclinando-a para os lados, pois a massa não pode ficar grossa. Quando estiver dourado de um lado, vire e doure o outro. Reserve as massas prontas. 

Refogado de legumes: refogue todos os ingredientes juntos, em uma panela grande. Tempere a gosto.

Molho branco: em uma panela, primeiro derreta a manteiga ou margarina. Depois, acrescente a farinha de trigo já misturada com o leite (você deve fazer esse procedimento antes para evitar que a farinha não se dissolva), mexendo constantemente. Mantenha o cozimento em fogo baixo até que atinja a consistência desejada. 

Montagem: antes de colocar a massa na fôrma ou em um refratário, regue com o molho branco. Acrescente uma camada de massa, outra de refogado de legumes, mais uma de massa, outra de molho branco, desta vez, com o queijo gorgonzola em pedaços e siga assim, alternando as camadas. Para finalizar, coloque na cobertura molho branco, queijo ralado, queijo gorgonzola em pedaços, manjericão, manjerona e orégano. Em seguida, leve ao forno pré-aquecido à 200°C por aproximadamente 20 minutos. Se necessário, deixe por mais 10 minutos. Sirva a seguir.

Pietro Oliveira / Agencia RBS
Andréia, a inventora da receita

Tempo de preparo: 2 horas
Rendimento: 12 porções

Se quiser saber mais sobre os segredos da Lasanha Holandesa, confira abaixo o vídeo feito com Andréia:



MAIS SOBRE

Últimas Notícias