Magali Moraes e uma dúvida cruel: frango ou galinha? - Notícias

Versão mobile

 

Coluna da Maga27/07/2018 | 10h00Atualizada em 27/07/2018 | 10h00

Magali Moraes e uma dúvida cruel: frango ou galinha?

Colunista escreve às segundas, quartas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

Magali Moraes e uma dúvida cruel: frango ou galinha? Miguel Neves/Divulgação
Foto: Miguel Neves / Divulgação

Responda rápido: qual é a diferença entre frango e galinha? Sou guria de apartamento, confesso. Então desconheço muitas coisas sobre o reino animal. Fiz uma pesquisinha e constatei que não sou a única. Preste atenção nos depoimentos a seguir (sem citar nomes pra não expor ninguém). "Galinha é o bicho, frango é a carne". "Galo é o frango". "Frango é o macho, galinha é a galinha". "Eu acho que é igual". "Galinha e frango são a mesma coisa"."Vai escrever sobre isso? Boa sorte".

Quando parei de rir, dei um Google pra chegar a alguma conclusão. Começando com os pintinhos: não importa se é macho ou fêmea, é tudo pinto. Numa fase (digamos assim) adolescente, o pintinho vira frango ou franga. Na fase adulta, o frango vira galo e a franga se torna galinha. Faz sentido, né? Mas quando a gente vai comprar o galináceo, ferrou. Nas embalagens, geralmente diz cortes de frango. Galinha só se compra inteira? A sobrecoxa é de frango ou galinha? Galo não se come nunca? 

Leia outras colunas da Maga  

Fricassé

Na hora de escolher a receita, a confusão aumenta. Pode comprar peito de frango pra fazer fricassé de galinha? Dá pra cortar galinha pro frango à passarinho? Por que não vendem franga assada? Existe canja de frango? Galinha Escabelada pode ser feita com peito de frango? Coxinha de galinha tem o mesmo gosto que a de frango? No empadão tanto faz? O peito é sempre de frango por que a galinha não tem peito? Na receita de galinha ensopada, ensinam a cortar o frango em cubos? 

Galinha é caipira e frango é orgânico? Por que o frango é frito e a galinha é assada? E se preparar Galinha Xadrez? Será que existe uma pitada de machismo na nomenclatura das receitas? Sei lá. Minha mãe resolvia o assunto de um jeito bem prático. "Hoje vou fazer penosa!" Ninguém perguntava mais nada. Era uma delícia, tanto faz se tinha frango ou galinha na panela. Ela não chama mais de penosa, que pena! Tanto faz o nome do galináceo, desde que o tempero seja bom. Né, mãe?       


 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros