Notícias



Bairro Umbu

Na Rua Dezoito de Julho, em Alvorada, é impossível fugir dos buracos

Comerciantes e moradores afirmam que via ficou pior após início de obras nas proximidades

24/07/2018 - 08h00min


Maria Eugenia Bofill
Enviar E-mail
Félix Zucco / Agencia RBS
Para os motoristas, desafio é tentar desviar

Chegou a virar piada em grupos de moradores nas redes sociais a situação da Rua Dezoito de Julho, no bairro Umbu, em Alvorada. A rua está tão esburacada que os motoristas têm dificuldades para transitar por lá. Mesmo desviando dos buracos, é impossível não cair em um, pelo menos.

Os moradores dizem que o problema se agravou quando começaram as obras dos Parques Residenciais Umbu I e Umbu II, em 2014. Na época, segundo eles, muitas máquinas e caçambas passaram a circular pela via. Para os comerciantes, o grande fluxo de ônibus também é um dos fatores que contribuem para a rua estar tomada por buracos.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Mãe e filha, Rosane e Mônica Brunheri, 49 e 27 anos, respectivamente, são donas de uma loja de vestuário no local, o Brechó Rosa e Mônica. A porta da loja precisa estar permanentemente fechada, ou as roupas ficam tomadas pelo pó que vem da rua. 

As proprietárias contam que patrolas passam por lá para jogar brita no asfalto com frequência. Mas, quando chove, a situação piora.

– Passa muito ônibus por aqui. Quando chove, fica só barro. E quando seca, fica tudo empoeirado. Nós, que temos o comércio de roupa, sofremos muito pelo pó – afirma Mônica.

Abaixo-assinado
Adriana Vasconcelos, 43 anos, proprietária de um mercadinho no local, conta que precisa  limpar seu estabelecimento constantemente, por conta da sujeira que vem da rua.

Félix Zucco / Agência RBS
Um buraco ao lado do outro

– Quando não é barro, é poeira. E quando não é poeira, é barro – reclama.

No início deste ano, a Associação dos Moradores do Umbu, com os comerciantes da Dezoito de Julho, organizou um abaixo-assinado solicitando o asfaltamento da rua. Na época, houve uma reunião com a prefeitura e representantes do bairro. 

Leia também:
Guia: veja o que você precisa saber para se tornar MEI
Confira outras notícias de Alvorada

Segundo a presidente da Associação, Sílvia Mello, 54 anos, a prefeitura declarou que há um cronograma sendo seguido que prevê obras em ruas de diversos bairros de Alvorada. Por esta agenda, moradores e comerciantes foram informados de que o asfaltamento no Umbu estaria previsto para ocorrer entre agosto e setembro.

Asfaltamento é prioridade, diz secretário
O secretário municipal de Obras e Viação, Liberto Mentz, garante que o asfaltamento da rua é prioridade para a prefeitura, pois a Dezoito de julho é muito movimentada e importante para o bairro.

Liberto afirma que a prefeitura está esperando por uma liberação de verba da Caixa Econômica Federal para dar início às melhorias da via. 

– Na semana passada, foi encaminhado um pedido de liberação, estamos aguardando a autorização do projeto para asfaltar – assegura o secretário.

Por ora, uma base de brita seguirá sendo utilizada para amenizar a situação.

– Pelo menos a brita auxilia no trânsito dos ônibus e carros – diz.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias