Notícias



Débito e crédito

Teve cobrança indevida no cartão? Saiba como resolver o problema

Compras não reconhecidas estão entre as irregularidades

18/07/2018 - 15h59min

Atualizada em: 23/07/2018 - 18h31min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Divulgação Pixabay

O ranking de reclamações do Banco Central aponta crescimento significativo no número de queixas contra irregularidades relacionadas aos cartões de crédito e de débito. Elas envolvem cobrança em fatura que deveria ter sido estornada, compras não reconhecidas feitas com cartão clonado ou roubado, não reconhecimento de pagamento de fatura, cobranças indevidas ou em duplicidade e inconsistências em dados fornecidos ao cliente, como a soma dos lançamentos ser diferente do valor total cobrado, por exemplo. 

Entre janeiro e junho deste ano, o número de reclamações relativas a cartões de débito teve um crescimento expressivo: foram 388 queixas. No mesmo período de 2017, foram 179, apontando aumento de 116,7% nas queixas. As reclamações sobre cartões de crédito chegaram a 2.417 – contra 2.027 queixas no ano passado, aumento de 19,2%.

Leia mais
Como usar as novas regras do cheque especial para sair do vermelho
Governo antecipa primeira parcela do 13º de aposentados e pensionistas
PIS/Pasep: veja como consultar se você tem direito ao abono salarial 2017

Confira, abaixo, as dicas da advogada e representante da  Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), Livia Coelho, e da diretora-executiva do Procon de Porto Alegre, Sophia Martini Vial, para evitar passar por cobranças indevidas e o que fazer ao identificar o problema:

  • Se você possui débito automático de contas, verifique todo mês os valores que estão programados para serem debitados.
  • Após as compras, confirme os valores cobrados no extrato bancário.
  • Nas compras com cartão de crédito, é importante checar mensalmente os gastos com os que constam na fatura. Você pode conferir o detalhamento das compras no aplicativo do seu banco, anotar sempre que comprar algo no crédito ou guardar os comprovantes.
  • Se encontrar uma cobrança incorreta que será debitada futuramente, solicite o cancelamento ao banco. Nestes casos e também se você notou que foi descontado por um valor desconhecido, deve entrar em contato com o banco e solicitar uma contestação comercial, para que a cobrança seja suspensa. Você também pode comunicar o Procon e registrar o ocorrido no site Consumidor.gov.br.
  • Analise os contratos vinculados à conta, como seguro do cartão, para ver se há alguma cobrança que você não contratou.
     
  • Cuidado com compras nas quais são cobrados seguros. Se você não contratou o serviço e foi cobrado, entre em contato com o estabelecimento para pedir o reembolso.
  • É responsabilidade do banco ter um perfil do consumidor. Ou seja, quando há uma comprar suspeita, fora do comum, o cartão deve ser bloqueado para uso. 

 Ofertas e promoções ClicRBS 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias